03 de agosto de 2021 às 17h54m
Ceará chega a 217 Areninhas entregues com equipamentos em Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba

Nesta segunda-feira (2), mais cinco municípios foram contemplados com campos de jogo society

Na tarde desta segunda-feira (2), o Ceará ganhou mais cinco Areninhas, nas cidades de Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba, entregues pelo governador, Camilo Santana, em evento virtual. Com mais esses cinco equipamentos esportivos, o Estado totaliza 217 Areninhas em funcionamento, sendo 131 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Na transmissão ao vivo pelas redes sociais, estavam ao lado do governador o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, o secretário executivo do Esporte e Juventude, Will Almeida, e também os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Tim Gomes, Rafael Branco e Walter Cavalcante.

“O projeto das Areninhas é a maior política pública de esporte do País, que iniciou em Fortaleza e ganhou todo o Estado, e assim nos tornamos exemplo como um projeto de transformação social através do esporte para outros estados do Brasil”, ressaltou o governador, que listou ainda que as Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, bancos de reserva, acessos pavimentados e torres de iluminação. Os cinco equipamentos nas cidades de Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba totalizam um investimento de R$ 1.188.728,25.

Para o secretário Mauro Filho, o Governo do Ceará vem fazendo uma grande política pública de desenvolvimento. “Temos um projeto de esporte que educa, que disciplina, e é uma ação perene, uma ação que a juventude tanto precisa. Mas não é só isso, temos investimento em educação, ampliação de estradas, o projeto Mais Infância, que atinge o público da Primeira Infância, liderado pela primeira-dama, Onélia Santana. Temos no Ceará o estado que mais investe em projetos públicos no Brasil, por isso nós estamos de parabéns”, apontou.

Parceria Governo-Municípios

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Mais 62 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. “A maior política pública do Brasil continua crescendo, um projeto que promove uma transformação social em cada lugar que é instalado, e com isso o Estado do Ceará colherá resultados positivos a curto e médio prazo”, reforçou Will Almeida.

FutPaz no Interior

Ao final da transmissão, Camilo citou o FutPaz, projeto que tem o objetivo de desenvolvimento social e promoção da cultura de paz no esporte, com intuito de promover o acesso de crianças e jovens ao futebol e descobrir talentos. “O FutPaz é uma forma de garantir que essa meninada esteja nas Areninhas, acompanhada por monitores, ídolos do futebol cearenses. Na Capital temos parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário, e em breve lançaremos a versão do Interior em Juazeiro do Norte, com os times do Icasa e o Juazeiro”, antecipou o governador.

As pré-inscrições do Futpaz seguem até 6 de agosto, pela internet: www.esporte.ce.gov.br/futpaz. Nesta primeira fase, o projeto vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, com aulas práticas duas vezes por semana em 24 núcleos instalados em Areninhas esportivas da Capital.


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001