16 de junho de 2021 às 08h42m
Agricultores familiares recebem assistência técnica e revitalização de barreiros em Crato

Após a quadra invernosa, o agricultor familiar precisa pensar estratégias de convivência com o clima seco. Por isso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem incentivado e garantido assistência técnica aos pequenos produtores rurais do município

Em parceria com a Associação Rural do Crato, a SMDA realizou, no primeiro semestre de 2021, a limpeza, ampliação e construção de barreiros, tecnologia social de baixo custo, comumente usada no semiárido brasileiro para captação e armazenamento de água durante os períodos de estiagem.

 

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, realizou visita a alguns agricultores que foram atendidos com a revitalização dos barreiros. De acordo com o gestor, é de fundamental importância garantir a assistência necessária para fortalecer as atividades de cultivo no município, importante setor econômico, em Crato.

 

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, o projeto de limpeza e adequação dos barreiros contemplou, em 2020, cerca de 35 famílias. "Esse ano a meta é garantir o benefício para mais 40 famílias de pequenos produtores e agricultores do Crato", afirma o secretário.

 

A Associação Rural do Crato vem trabalhando em parceria com a administração municipal e pautando as principais demandas dos agricultores familiares locais. O Presidente da associação, Francisco Nuclécio, destaca a importância dos barreiros para contenção de água do período chuvoso para os meses de estiagem. "Quanto associação a gente agradece a atenção que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem dado no nosso município, o que tem resultado em melhorias para os nossos trabalhadores rurais. Como estamos no período de inverno, a ampliação desses barreiros, bem como a construção de outros é fundamental para conter a água na nossa comunidade e garantir o abastecimento dos nossos animais", explica.


Fonte: Prefeitura do Crato

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001