17 de agosto de 2012
Evento Mil Mães reunirá centenas de mulheres e seus bebês neste domingo no Hospital da Mulher

O Mil Mães é um ato público de incentivo à amamentação e, também, um gesto de amor.

Evento reuni mães no hospital da mulher em Fortaleza

O evento Mil Mães, um ato coletivo em que mães amamentarão, ao mesmo tempo, os filhos, ocorrerá nesta domingo (19), no Hospital da Mulher de Fortaleza (Av. Lineu Machado, 155, Jóquei Clube), às 15 horas. O Mil Mães é um ato público de incentivo à amamentação e, também, um gesto de amor. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a coordenação do Encontro Nacional do Aleitamento Materno pretendem reunir o maior número de mulheres possível nesse ato público de incentivo à amamentação, superando o recorde do evento da cidade de Belém, que contou com 1.600 mulheres.


Pela primeira vez, uma atividade desse porte, reunindo tantas mães amamentando ao mesmo tempo, ocorrerá em Fortaleza. As mulheres que participarão do evento já estão sendo convidadas e cadastradas pelos agentes comunitários de saúde, que estão fazendo visitas domiciliares às mães. O evento marcará a abertura do XII Encontro Nacional do Aleitamento Materno (Enam) e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs), que serão promovidos no período de 19 a 23 de agosto pela Rede Internacional de Promoção do Aleitamento Materno (Ibfan-Brasil) e pelo Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras (CNCP).

O projeto Mil Mães começou nos Estados Unidos em 2002. No Brasil já aconteceu em Porto Alegre (2006), Belém (2008) e Santos (2010). Atualmente, o recorde mundial é de 2008, quando 3.738 mulheres amamentaram, simultaneamente, por pelo menos um minuto na capital das Filipinas, Manila. Nas Américas, o recorde é do estado brasileiro do Pará, que reuniu em Belém 1.600 mães.

Em preparação para o evento Mil Mães, os postos de saúde de Fortaleza estão realizando, ao longo do mês de agosto, diversas atividades de incentivo ao aleitamento materno, integrando-se à Campanha Nacional de Amamentação 2012, que tem como objetivo informar e sensibilizar as mães brasileiras para que amamentem, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê. Após os seis meses, o aleitamento materno deve ser complementado com alimentos saudáveis até os dois anos ou mais. A Campanha foi lançada no último dia 1° de agosto e tem como slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

Após o Mil Mães, a SMS continuará realizando nos postos de saúde das seis regionais oficinas, peças educativas, rodas de conversa, exibição de vídeos e palestras sobre como amamentar, os benefícios do aleitamento materno para a mulher e para a criança, os cuidados com o bebê, nutrição, entre outros.

O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Amamentar faz bem à mulher e ao bebê. Quanto mais tempo a criança mamar no peito, melhor para ela e para a mãe. Até os seis meses, o bebê não precisa de chá, suco, água ou outro leite. O leite materno deve ser o alimento exclusivo. Ele funciona como uma vacina, protegendo de muitas doenças. Após os seis meses, o aleitamento materno deve ser complementado com alimentos saudáveis, mas é importante que a criança continue sendo amamentada até os dois anos de idade ou mais.

:: SERVIÇO
Mil Mães amamentando ao mesmo tempo
Data: domingo, 19 de agosto
Horário: 15 horas
Local: Hospital da Mulher de Fortaleza (Av. Lineu Machado, n° 155 - Jóquei Clube)

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001