08 de dezembro de 2010 às 15h36m
Fortaleza: Estudantes municipais produzem programas de Rádio Escola

A iniciativa faz parte do Programa Mais Educação, que amplia o ensino com atividades no contraturno escolar.


Crédito: Foto - Cláudia Marques

Ao final de cada recreio, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Mozart Pinto (Jardim América), correm de volta às salas de aula. Isto porque ouvirão mais uma edição do programa de rádio informativo e educativo desenvolvido por eles mesmos desde setembro.
 
A Rádio Escola faz parte do Programa Mais Educação. Quem coordena o projeto é o professor de História e músico profissional, Marcos Aurélio Batista. Ele é responsável por orientar a criançada durante todo o processo de criação. De acordo com Marcos, o primeiro passo é dividir a turma em duas equipes: uma para pesquisar o assunto que será abordado no programa e outra para produzir o roteiro, com as “falas” de quem vai gravar. Em seguida, gravam aqueles que se oferecerem. Para o professor, o maior desafio é fazer com que todos participem. “Normalmente, não é necessário mais do que cinco pessoas para produzir um programa. Aqui tenho que lidar com 10 ou 15 e cuidar para que todos possam colaborar. E eles querem fazer tudo”, revela, bem-humorado.
 
Até meados de novembro, 15 programas já haviam sido concluídos e transmitidos. Cada edição conta com cerca de cinco a seis minutos e as gravações acontecem sempre às terças e quintas, nos períodos da manhã e da tarde, com a participação de turmas do 3º ao 8º ano. Entre os temas já abordados estão assuntos como reciclagem do lixo, saúde bucal, Dia dos Professores e as eleições presidenciais.
 
Para a diretora da unidade, Eliane Lima, que incentivou a inclusão dessa atividade no Programa Mais Educação, o projeto contribui para o desenvolvimento dos alunos, tornando o ensino mais integrado. “A Rádio Escola, assim como as atividades de dança, jazz e balé, além do coral e do jornalzinho, são de extrema importância na vida dessas crianças”, ressalta.
 
Programa Mais Educação 
Em 2008, o Mais Educação, em parceria com o Governo Federal, foi implantado em 100 unidades escolares do Sistema Municipal Público de Ensino e ampliado em agosto de 2009 para 192 escolas. Hoje, mais de 27 mil alunos do ensino fundamental são atendidos pelo Programa. A efetivação do Mais Educação se dá por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, garantindo um acréscimo de no mínimo três horas diárias de atividades de contraturno escolar.

MAIS | Projeto Rádio Escola faz sucesso entre os alunos

Escute alguns dos programas produzidos pelos estudantes:


 

Download Nome Play Tamanho Tempo
download Dia dos Professores
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  3.1 MB 6:44 min
download Esportes
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  2.6 MB 5:46 min
download Notícias
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  6.6 MB 8:16 min
download Reciclagem do Lixo
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  5.9 MB 7:22 min
download Saúde Bucal
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  6.6 MB 8:17 min
download Sítio do Pica-Pau Amarelo
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  5.4 MB 6:46 min
download Theatro José de Alencar
Rádio Escola da EMEIF Mozart Pinto
  5.3 MB 6:34 min
Joomla! web design...

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001