16 de março de 2010 às 10h35m
8ª Regata de São José da Barrinha

Docente do campus de Acaraú participa de organização de regata

A valorização das tradições náuticas e religiosas da comunidade da Barrinha de Baixo e do Baixo Acaraú. Esse é o principal objetivo da 8ª Regata de São José da Barrinha, evento cultural, composto por regata de embarcações, concurso de gastronomia e apresentações artístico-culturais.As atividades ocorrerão nos dias 18 e 19 de março, na Praia da Barrinha de Baixo, localizada no município de Acaraú, próximo às praias do Preá e de Jericoacoara. O evento, promovido pela Prefeitura de Acaraú, tem o professor Armando Fontenele, da área de Turismo e Gastronomia do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em implantação, como um dos organizadores.
No dia 18, a partir das 18h, na Praia da Barrinha, haverá um concurso de gastronomia regional, com o tema “peixe”. O primeiro lugar ganhará um fogão e um prato do cardápio promocional da Taberna do Paulo por uma semana; o segundo, uma cortesia para seis pessoas nesse restaurante, situado em Acaraú; e o terceiro lugar, um jogo de panelas. Às 20h, haverá uma missa na igreja de São José da Barrinha, onde se realiza, desde o dia 01, novena em homenagem a São José. Às 21h, ocorrem apresentações artístico-culturais e, a partir das 22h, as atividades encerram-se com a apresentação da banda Som da Praia e Cobra Criada.
Em 19, considerado o dia de São José, padroeiro do Ceará, a partir das 8h, parte uma procissão da igreja de São José da Barrinha, com destino à praia, para compor uma procissão, pelo mar, com a imagem de São José. Às 9h30min, aproximadamente 40 embarcações de 140 pescadores da região do Baixo Acaraú iniciarão a regata de barcos a vela, enquadrados em três categorias, baseadas no tamanho desta: de 25, 20 e 16 metros quadrados. Os cinco primeiros lugares de cada categoria ganharão troféus, além de premiação em dinheiro. Os espectadores poderão realizar passeios gratuitos de canoas à vela. Nesse dia, haverá uma feira de artesanato, barracas de comidas típicas e apresentações de capoeira. O encerramento das atividades do segundo dia está previsto para ocorrer às 18h.
O evento tem por finalidade a divulgação da localidade como potencial turístico, o despertar da comunidade para a atividade do turismo sustentável, a valorização das tradições culturais e a preservação do meio ambiente. “A 8ª Regata de São José da Barrinha tem uma grande importância para a comunidade de pescadores artesanais da localidade, preservando as tradições culturais e valorizando a região como pólo turístico”, defende o professor Armando Fontenele, do campus de Acaraú do IFCE.
 
 
Programação da 8ª Regata de São José da Barrinha
 
Dia 18/03 – quinta feira
 
18h Concurso de Gastronomia Regional; tema: “Peixe”
 
20h Missa na Igreja de São José da Barrinha
 
21h Apresentações culturais (Praça da fábrica de gelo)
 
22h Banda local – Som da Praia e Cobra Criada
 
03h Encerramento
 
Dia 19/02 – sexta feira (feriado de São José)
 
08h Procissão partindo da Igreja com destino à praia e seguindo por mar, acompanhada pela Banda Municipal e coral de crianças
 
09h30min Início da Regata (3 categorias sucessivas) com passeios de canoas a vela (gratuito) intercalados.
 
*** Durante todo o dia, poderá ser conferida feira de artesanato, barracas de comes e bebes e apresentações de capoeira.
 
13h Fim da Regata e passeios
 
12h Início da Banda de Forró Som da Praia e Forró Mexe Mais (Sensação do Carnaval de Acaraú 2010)
 
16h Encerramento
 
18h Encerramento

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001