04 de janeiro de 2010 às 16h05m
Fortaleza abriga milhares de turistas

Passados os festejos do Natal e Ano Novo com muitas concentrações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois das emoções dos grandes “reveillons” realizados em nossa capital, a cidade abriga milhares de visitantes que superlotam todas as suas casas de hospedagem, conforme informações das entidades que as congregam, como a ABIH e a AMHT. Fortaleza supera todas as expectativas daqueles que atuam na área turística, o que representa o resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo “trade” e órgãos governamentais em diferentes regiões do país e no exterior, divulgando nossas atrações.

O turista, tão logo chega à nossa “loira desposada do sol” encontra uma cidade que desde os seus primórdios foi disputada pelos portugueses e holandeses que provocaram muitas lutas entre si e contra suas defesas e que continua atraindo pessoas do mundo inteiro, por diversos motivos, dentre eles possuir um sol brilhante por quase três mil horas anualmente e ser banhada por um mar encantador. Também pelo agito de suas casas noturnas que proporcionam movimentações em todos os dias da semana, incluindo a segunda-feira mais animada do mundo. É uma cidade que detém uma variedade de opções para quem busca boa comida, cultura popular e diversão.
A hospitalidade de seu povo é uma marca que deixa o visitante totalmente descontraído e que se associa a alegria de viver do nativo, reforçada pela arte de fazer rir dos humoristas que surgem em todos os recantos da cidade e que se juntam aos que dirigem os destinos do turismo do Estado em campanhas de sua divulgação. São cearenses os maiores comediantes do país.

Capital da alegria

Quem chega a Fortaleza encontra um leque de opções de diversão e lazer. Entre elas a de conhecer seu centro histórico, pegar um bronze nas praias do Futuro, Meireles ou Ideal, apreciar o pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, caminhar nos calçadões da Beira Mar e Praia de Iracema, ver as jangadas deslizando sobre o mar do Mucuripe, passear de barco pela orla e viver a cidade como um todo, suas noites com bares, restaurantes, casas de espetáculo, shows, danceterias, teatros e exposições. Uma visita à Barra do Ceará, local onde começou sua criação, é outra opção que deve ser levada em conta, tal a beleza que o encontro do rio com o mar oferece. Alí, pode optar por um passeio de barco até a aldeia dos “Tapebas” e conhecer um pouco de sua história, costumes e artesanato.

Algumas dicas
A avenida Beira Mar – principal corredor de animação – além de seu calçadão, oferece movimentação nos principais restaurantes, clubes, bares, barracas, coqueiral e uma bela visão dos mais imponentes edifícios residenciais. A feira de artesanato é um convite à compra de lembranças da cidade e as atividades esportivas nas suas quadras, igualmente, se somam as atrações.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos mais bem equipados do país. Possui um anfiteatro, oficinas de arte, cursos, museu, cinemas e livrarias. Também dispõe de cineteatro, recreação, galerias, loja de artesanato, café e um planetário.
Theatro José de Alencar, no Centro, é um marco arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Foi batizado com o nome do mais famoso escritor do Ceará, é um local de referência, com característica de teatro-jardim, erguido nos idos de 1910.

Passeio Público, uma praça construída no século XIX, foi palco de fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador, em 1.824, é também tombado pelo IPHAN.
Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, erguida em 1816, foi um dos marcos iniciais da cidade. Há muitos anos sedia as instalações da 10a Região Militar e é aberta a visitação pública. Localiza-se no Centro da cidade, ao lado da Catedral da Sé, outra imponente edificação religiosa da terra.

Praia do Futuro é um bairro que concentra vários restaurantes típicos no interior das conhecidas barracas que ocupam quase toda a orla leste da capital cearense. Às quintas-feiras reúnem milhares de pessoas apreciadoras de boa música e consumo do caranguejo.
Praia de Iracema, um bairro tradicional pela boemia, dispõe de várias atrações. Lá está localizada a famosa Ponte dos Ingleses, responsável pela visão de um dos mais belos pores do sol da região. É lá, ainda, que está instalado o popular “Pirata”que propicia a segunda-feira mais animada do mundo.
Vizinho a Fortaleza, mais precisamente no município de Aquiraz, está o Porto das Dunas, onde se localiza o Beach Park o maior parque aquático do Brasil. Além de centenas de edifícios e condomínios residenciais, tem em sua estrutura o apoio de dois grandes hotéis.
Enfim, quem vem para Fortaleza se dispõe a encontrar entretenimento durante todos os sete dias da semana.


Fonte: Jornal O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001