03 de janeiro de 2010 às 09h55m
Tire dúvidas sobre cuidados para manter o carro em ordem

Especialista responde a dúvidas de leitores sobre cuidados com o carro. Não é aconselhável dar partida com nenhum acessório elétrico ligado.


Ar-condicionado deve estar desligado ao ligar o carro (Foto: Divulgação)

 

Cuidados simples como manter desligados os faróis e o ar-condicionado antes de ligar o carro, colocar aditivo no reservatório para que não crie ferrugem nas partes por onde passa a água e verificar ao menos uma vez por ano o sistema de arrefecimento são importantes para manter o carro em ordem.

É recomendável acionar a embreagem ao ligar o carro em ponto morto?

- Edilson 
Em alguns veículos é importante, caso contrário, o carro nem funciona, como ocorre com certos modelos da picape Ford Ranger. Mas, na maioria, os fabricantes recomendam pressionar o pedal da embreagem ao dar a partida apenas como precaução, pois varia de motorista para motorista a opção de deixar o carro, quando estacionado, com a marcha engrenada. A recomendação é para evitar trancos no automóvel. 

 

Quando meu carro está frio e ligo o ar-condicionado o veículo em marcha lenta dá trancos e a marcha lenta fica oscilando. O que pode ser?

- Simão 
O problema pode estar nas velas desgastadas, nos cabos de velas com muita resistência ou pode ser sujeira no atuador de marcha lenta. Para um motor à combustão interna trabalhar perfeitamente é necessário que sua temperatura ideal de funcionamento seja atingida.

 

O que é melhor em motor flex: usar somente álcool ou gasolina ou misturar os dois?

- Lindomar 
A opção por apenas gasolina ou álcool é por conta do motorista, uma vez que o carro foi projetado para rodar com qualquer um deles. Em relação à mistura dos combustíveis, não há problema nenhum, mas deve-se levar em conta a forma de utilização, já que a gasolina economiza mais e o álcool oferece mais potência. É importante considerar, como por exemplo, a utilização só na estrada, só na cidade ou um misto de ambos, além do valor do álcool na região. A preocupação do motorista deve recair mais para o lado econômico.

 

Ligar o veículo com os faróis acessos e o ar-condicionado ligado é prejudicial?
- Arnon Rocha da Silva
Sim. Ao dar a partida com os faróis ligados, por exemplo, a bateria do automóvel fica sobrecarregada. No inverno é pior, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Não é aconselhável dar a partida do motor com nenhum acessório elétrico ligado, como, por exemplo, os faróis, som, luzes internas, ar-condicionado ou ventilador.

 

Quando desligo meu carro ou o motor apaga e tento ligá-lo novamente a chave não gira e demora alguns segundos. Isso é normal?

- Jonas 
Não é uma condição normal. O mais provável é que o miolo da chave de contato esteja com problemas e o ideal é levar o veículo o quanto antes a uma autoelétrica, pois a tendência é piorar.

 

Com quantos mil quilômetros devo substituir a correia dentada? 
- Milton 
A durabilidade da correia dentada varia de carro para carro. De acordo com os fabricantes, a substituição deve ser feita entre 40 e 50 mil quilômetros. Alguns prolongam essa troca, por isso, é importante verificar o manual do proprietário em que consta o prazo correto para a substituição. Mas via de regra com 40 mil quilômetros é preciso fazer ao menos uma inspeção.

 

É necessário colocar aditivo no reservatório para que não crie ferrugem nas partes por onde passa a água?

- Altair Sales 
Essa é uma prática recomendável, pois os componentes do aditivo ajudam a evitar o surgimento de sujeira. O sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e, desse modo, diminuir a eficiência na refrigeração do motor.

 


Fonte: g1.com

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001