27 de dezembro de 2009 às 10h07m
Amarok: estreia entre picapes

A Volkswagen investe no segmento de picapes e programa para o primeiro semestre de 2010 o lançamento da Amarok.

 

 

O modelo será lançado na versão cabine dupla, com quatro portas. A Amarok com cabine simples entrará em produção no primeiro semestre de 2011.

Com 5,25 m de comprimento e chassi tipo "escada", a nova picape tem faróis horizontais integrados com a grade. A Amarok tem dois motores turbodiesel de alta tecnologia e com baixo índice de emissões. O TDI 2.0 com 120 kW / 163 cv e injeção common-rail conta com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm. O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW / 122 cv. Utilizando um turbocompressor de geometria variável, atinge o torque máximo de 340 Nm a partir de 2.000 rpm.

Para as duas versões de motores, a Amarok conta com câmbio manual, de seis velocidades. Na picape com tração integral não permanente, mesmo no modo 4x4 o TDI de 122 cv percorre 13,1 km por litro de combustível. O TDI de 163 cv é igualmente econômico, atingindo 12,8 km por litro. Com tanque de combustível de 80 litros, realiza viagens de mais de 1.000 km sem necessidade de reabastecimento.

No Brasil, a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não permanente e tração traseira. A de tração integral não permanente utiliza acoplamento rígido, tecnologia consagrada pelo uso no segmento das picapes. A tração 4 x 4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos. Para o mercado brasileiro, será oferecida inicialmente a Amarok Highline que conta com retrovisores externos parcialmente cromados, detalhes cromados no exterior e interior e molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria, alojando rodas de alumínio de 18 polegadas.

A versão topo de linha é caracterizada, também, pelo painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar-condicionado digital (Climatronic), revestimento dos bancos e detalhes de acabamento em couro e sistema de som mais sofisticado. Na lista de acessórios, itens como estribos laterais, capota marítima, "santantonio", protetor de caçamba, ganchos de reboque, e rodas de liga leve de 19 polegadas. A caçamba, com altura de acesso de apenas 779 milímetros, tem área útil de 2,52 m² (1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura). A distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas é destaque, assim como a capacidade de carga de até 1,15 tonelada. A Amarok pode rebocar trailers de até 2,8 toneladas.


Fonte: O Povo

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