11 de dezembro de 2009 às 18h02m
Friozinho aquece o turismo na serra de Guaramiranga

A região convida para as festas de fim de ano e férias inesquecíveis em harmonia com a natureza e bem pertinho da Capital

Clique para Ampliar

Pico alto: Ponto mais elevado do Maciço de Baturité, com 1.115 metros, e local de encontro de nativos e turistas para observar a vastidão do Estado e apreciar o espetáculo do pôr do sol
Foto: JOSÉ LEOMAR

Clique para Ampliar

O teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga, concentrará parte da programação do Natal de Paz
Foto: SILVANA TARELHO / 28.01.2007

O verde parece ocupar todos os espaços. Milhares de flores oferecem perfume e colorido à região. Casas e prédios, muitos deles históricos, estampam ainda mais cor nas fachadas. Ali, o tempo passa lentamente, enquanto o frio aquece as temporadas, convidando ao aconchego ou, para quem preferir, longas caminhadas para sentir o ar puro que circula "nas alturas".

Estes são apenas alguns detalhes que fazem de Guaramiranga e cidades vizinhas, no Maciço de Baturité, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, uma opção atraente para curtir as festas de final de ano ou para férias que certamente ficarão para sempre na memória. Hotéis e pousadas da região se movimentam para receber os visitantes, ávidos por um cenário diferente, harmonizado com o conceito de vida saudável, para confraternizar-se no Natal e/ou saudar o novo ano. O clima pode ser de festa, em família ou a dois, ou de quietude, acumulando energias para novas jornadas. E depois ainda se tem muito mais a usufruir. Afinal, chega o tempo das férias.

Com 865 metros de altitude, a região serrana de Guaramiranga parece um território à parte dentro do Ceará. O calor do Ceará abre espaço para aquele friozinho que todo mundo adora. Afinal, a temperatura oscila entre 15 e 22°C, em média. O mar e o sertão ficam ao longe, mas podem ser vistos do Pico Alto, situado na região, que se constitui no ponto mais elevado do Maciço, com 1.115 metros de altitude. Do local também se aprecia um pôr do sol inesquecível. A sensação de paz e liberdade ocupa os espaços. Dá vontade de voar.

Baturité, Guaramiranga, Pacoti, Mulungu e Aratuba compõem o quinteto de cidades acolhedoras da região, que, exageros à parte, é a "Suíça dos cearenses" por conta do clima. Outros preferem chamá-la de "País Verde". O fato é que a serra encanta e atrai.

Na visita, a preferência é não sair de lá tão cedo. Seria magia ou sedução? Não importa! Usufruir da serra é o importante e isso é simples, dada a facilidade de se locomover. As distâncias entre as cidadezinhas é reduzida e, para conhecê-las, prefira caminhar sem pressa. Os nativos acolhem os visitantes com um sorriso largo e sincero e a mesa é farta de guloseimas típicas para selar as novas amizades e, quem sabe, novos amores. A natureza exuberante é a testemunha.

A infraestrutura de Guaramiranga e das coirmãs serranas vem sendo aprimorada para agradar ainda mais os visitantes. São opções de acomodação variadas, simples ou luxuosas e restaurantes temáticos. O ponto em comum é o atendimento. A região cresce e aposta no turismo de qualidade, tendo o friozinho como grande chamariz. Para as festas de fim de ano estão programados o Natal de Paz e o Réveillon Popular na Praça Rachel de Queiroz, em Guaramiranga. Mas, muitos dos hotéis e pousadas da região preparam programação especial, com fogos de artifício, mesa repleta e muita música.

Enquanto estiver no Maciço de Baturité, o visitante se desloca só um pouco e tem a oportunidade de apreciar os prédios históricos de Baturité, a florida Guaramiranga e as verdejantes Pacoti, Mulungu e Aratuba. Em todos os recantos, a boa acolhida está nas acomodações, na culinária, no artesanato, na religiosidade, nos festivais, nos doces e no chocolate, tudo em meio ao frio, que parece atrair as pessoas para o aconchego, o bate papo descontraído regado a bebidas quentes. Cálices de vinho, taças de conhaque, uma pequena xícara de café ou chocolate quente... selam amizades, compromissos, celebram a felicidade de estar num Ceará diferente, singular.

Por falar em singularidade, o ecoturismo é outro segmento em alta na serra, alimentado por trilhas e aventuras em meio ao verde, que preserva cachoeiras, bicas e cascatas, e que ensina a preservar. Principalmente nas manhãs de neblina, comuns na região, que envolve toda a paisagem com névoa, a indicação é para passeios prolongados, descobrindo a beleza e os segredos da natureza.

Para lazer mais tranquilo, há lagos com pedalinhos e pesque e pague. Floriculturas estão abertas à visitação. O Parque das Trilhas é um atrativo à parte, oferecendo atividades de aventura, como rapel e tirolesas; seis trilhas ecológicas em meio a plantações de café orgânico, fruteiras exóticas, espécies nativas da mata atlântica e muitos pássaros.

Convite formulado, resta confirmar a opção de hospedagem e subir a serra. O trade turístico local assegura: vai ser tudo do jeito que você gosta.

Onde se hospedar

Chalé das Montanhas - 3246.1165 / 9992.6804
(www.chaledasmotanhas.com.br)

Chalé Nosso Sítio - 3476.7676 / 9984.0282
(www.chalenossositio.com.br)

Hofbräuhaus Resort - 3221.6170 / 3328.0004
(www.hofbrauhaus-brasil.com)

Pousada Cabanas da Serra - 9185.4135 / 8709.7088
(www.cabanasdaserra.com.br)

Cedros Hotel de Serra - 3321.1117 / 9985.2122
(www.cedroshoteldeserra.com.br)

Estância Vale das Flores - 3264.6365 / 3224.5901
(www.valedasflores.com.br)

FIM DO ANO

Natal de Paz é atração para nativos e turistas

Auto de Natal, oficinas, apresentações de corais e orquestras, shows, teatro e exibição de filmes compõem o Natal de Paz em Guaramiranga, mais um evento que deverá atrair grande número de visitantes para a serra durante este mês. A programação foi iniciada no último dia quatro e prossegue até o dia 25, às sextas, sábados e domingos. O Natal de Paz contará com a participação especial do maestro Poty, Paulo José, Vilma Dantas e Marcus Caffé.

A ideia dos organizadores é fomentar o fluxo turístico da cidade de Guaramiranga e dos demais municípios da região do Maciço de Baturité durante o mês de dezembro, estimulando também as vendas de artesanato nesta época do ano. Em paralelo, visam promover e qualificar, para além do período natalino, a região como destino turístico viável e agradável em qualquer período do ano.

Também são objetivos buscados difundir as tradições regionais cearenses voltadas para o ciclo do Natal através da cultura popular, que apresenta manifestações como lapinhas vivas, pastoris e reisados; fomentar a reflexão acerca da paz e da prosperidade por meio de mensagens e atividades específicas, promovendo a qualificação turística do Ceará; fixar Guaramiranga e os demais municípios da região como referências ao realizar um evento de Natal que englobe diversos públicos adeptos de diferentes religiões, idade, classe econômica.

O evento também pretende promover a celebração entre os visitantes, suas famílias e a comunidade e estimular a comemoração de datas tradicionais da cultura cearense, bem como promover o resgate das tradições natalinas mediante manifestações artísticas e culturais da época do Natal.

Uma decoração especial comporá o Natal de Paz, ornamentando Guaramiranga com luzes, anjos e uma árvore de Natal de sete metros. Desta forma, a cidade se consolida ainda mais como importante polo de turismo cultural.

Para hoje está agendada a apresentação do trio instrumental Sonata e Quinteto Harmonia, às 18 horas, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz. Amanhã, a programação inclui pintura em gesso com esculturas natalinas e construção de presépio com o Grupo Mais Lazer, às 9 horas, no Teatro Raquel de Queiroz; Reisado de Cachoeiras, às 16 horas, na Praça da Prefeitura; e Instrumental Sopros Cidade das Artes, às 18 horas, no Restaurante Manjericão. Na Praça do Teatro, também às 18 horas, haverá apresentação do Coral do BNB, Grupo de Violões 2, Christmas Jazz Band e Paulo José e Orquestra do Maestro Poty. A programação completa pode ser conferida no site: www.guaramiranga.ce.gov.br

O Natal de Paz em Guaramiranga é uma realização do Instituto Praxis e Ministério do Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal, Etac, Hospital Fernandes Távora, Praxis imagem, Fomento Mercantil Ltda. e Cousinos. A organização é da Via de Comunicação. Informações: 3262.7230.


Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001