13 de julho de 2009 às 16h36m
ÁGUAS BELAS - Mergulhe nesta mágica emoção

No município de Cascavel, na região chamada de Costa do Sol Nascente, é onde repousa Águas Belas, a praia da quietude, com seu cenário de rio, mar e mangue verdejante


O destino é pequeno em extensão. São poucos quilômetros quadrados. Nem os nativos sabem precisar quanto. Melhor assim, pois não é preciso muito tempo para conhecer cada recanto. Talvez por isso, a paixão pelo lugar aconteça à primeira vista. A praia de Águas Belas parece ter mesmo essa magia, onde todos os caminhos levam à barra do rio Mal Cozinhado.

A mágica da transformação do cenário começa bem cedo. Em maré baixa, a diversão no lugar é o banho refrescante nas águas límpidas, além de longos passeios a pé e descalço sobre as dunas alvas e errantes ou à beira-mar, sentindo na pele a brisa que acaricia o corpo e rejuvenesce o espírito. Amplos espaços no leito das águas podem se transformar em arenas para esportes diversos.

A pescaria, ensinada com prazer pelos nativos, vira uma atividade prazerosa para o visitante do lugar, bem como a simples brincadeira infantil de catar búzios na areia, lembrando os tempos de criança.

Junto ao mangue, o turista confere o trabalho incansável dos pescadores no minúsculo porto de Águas Belas, aprende um pouco da corajosa profissão de homem do mar e ´acerta´ passeios de barco e jangada. Se a maré sobe, vem o desejo de contemplação. Sentar na areia e apreciar a paisagem é um ato simples que muita gente não dispensa.

Águas Belas conta com dois empreendimentos de boa qualidade. Situados à beira do rio, oferecem boas acomodações, visão privilegiada da praia, culinária tipicamente regional, com destaque para pratos à base de peixe, e opções de passeios para os turistas.

Ao longo do tempo, a praia tornou-se refúgio de moradores de Fortaleza nos fins de semana, férias e folgas prolongadas. Atraídos pela quietude do destino, muitos ergueram casas de veraneio, que podem ser alugadas para temporada.

Melhor Idade adere a viagens ´bate e volta´

´Jovens´ acima de 60 anos, alegres, cheios de vida e dispostos a explorar novos caminhos em viagens rápidas. O perfil é de senhoras e senhores da Melhor Idade, que estão descobrindo destinos fascinantes do Ceará em passeios de um dia.

A proposta de viagens do tipo ´bate e volta´ (ida e volta no mesmo dia) não é nova no Estado, mas ganhou ânimo ao ser adotada por pequenas agências de viagens de Fortaleza, com foco nos ´jovens´ da Melhor Idade. São pessoas que já ultrapassaram 60 anos, aposentadas e com tempo livre. Mas, que não assimilam a idéia de ficar muito tempo longe de casa.

Três agências da Capital estão apostando neste público: Aquarela, Christur e Mãe Rainha. Além delas, o setor de Turismo Social do Serviço Social do Comércio (Sesc/CE). Os passeios podem acontecer em qualquer dia da semana, condicionados à participação mínima de 10 pessoas.

A agente de viagens Silvia Sales, da Aquarela Turismo, vem investindo no nicho de mercado. Ela vê resultados positivos para sua agência e para o público da Melhor Idade, que acaba agregando familiares em suas viagens rápidas, como filhos e, sobretudo, os netos.

Dentre os destinos escolhidos pela Aquarela para as viagens de um dia estão, além de Águas Belas, as praias de Lagoinha, Morro Branco, Mundaú e Redonda. As cidades de Quixadá e Guaramiranga também entram no roteiro. Estão inclusos no valor da viagem, traslado em ônibus turístico com guia, lanche e almoço.

Na última viagem a Águas Belas, a Aquarela Turismo levou homens e mulheres da Melhor Idade integrados ao Programa de Assistência ao Idoso (Pai) e ao grupo Arte de Viver. Na companhia deles, noras, filhos e netos. ´Gostaria que meu esposo estivesse aqui para conhecer comigo esse lindo cenário de beleza e paz´, disse dona Palmira Silva Sobral, de 88 anos, veterana em viagens de um dia - ´bate e volta´.

Dona Palmira e os seus colegas da Melhor Idade mostram-se arredios a viagens que os fazem ficar muito tempo longe de casa. Eles preferem voltar no mesmo dia e lembram que as agências, afinal, estão atendendo aos anseios da Melhor Idade na formatação de passeios.

´Queremos conhecer vários destinos no Ceará, mas, principalmente lugares que a gente possa seguir cedinho da manhã e voltar pra casa no final da tarde´, diz dona Palmita.

Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001