27 de junho de 2009 às 09h53m
Rota das Falésias na vitrine

Empresários do Litoral Leste vão apresentar a Rota das Falésias no Salão do Turismo, no período de 1º a 5 de julho, em São Paulo


Litoral Leste ou Costa do Sol Nascente tem um cenário formado por atrativos naturais, com destaque para as falésias de areais coloridas. A região é formada pelos municípios de Aquiraz, Cascavel, Pindoretama, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. Cada município tem suas particularidades para atrair os visitantes. Para estruturar roteiros turísticos e divulgar a região de forma integrada, os empresários do setor de turismo, através das associações, com apoio do Sebrae/CE, criaram um roteiro denominado Rota das Falésias, Cenário de Cores.

O projeto é perfeito para grandes descobertas e vai ser apresentado ao público, pela primeira vez, no 4º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontecerá no início de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo. Realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), o Salão do Turismo espera receber 100 mil visitantes nos cinco dias. O evento reúne órgãos oficiais de turismo de todo o País, com roteiros prontos para atrair os visitantes.

Com esta estratégia de divulgação e comercialização, a Rota das Falésias vai mostrar suas cores e emoções a partir de uma programação que contempla toda a região num roteiro de oito dias. O passeio começa pelo município de Aquiraz, com visitas às praias de Porto das Dunas e Águas Belas. A primeira tem como atração o Beach Park, parque aquático conhecida internacionalmente pelos seus brinquedos radicais e de lazer. Águas Belas tem o encontro do mar com o Rio Malcozinhado, belas paisagens naturais e a gastronomia regional com destaque para a sardinha, apresentada em festivais.

A viagem continua e faz parada em Morro Branco e Praia das Fontes, redutos de falésias coloridas que se mostram imponentes no Parque Nacional das Falésias, área protegida no espaço que forma o labirinto, caminho apertado entre falésias que parecem ruínas. O cenário de cores se estende nas duas praias, onde artesãos oferecem a paisagem local em garrafas de areia colorida. Os passeios de buggy levam à Gruta da Mãe D´água e Lagoa do Uruaú, passando por bela paisagem de dunas.

Novos caminhos se abrem em direção a Aracati, município que mistura história na sede com as belezas naturais de Canoa Quebrada. Antes de chegar à praia o turista conhece o casario histórico com azulejos do século XVIII e visita a Igreja Matriz. Canoa Quebrada mostra sua magia nas falésias avermelhadas, nos passeios de buggy pelas dunas, esquibunda e Oásis. O dia termina com a vista espetacular do pôr-do-sol e a noite começa movimentada na Broadway, pequena rua da vila que concentra lojas, bares e restaurantes. Além da movimentação noturna, Canoa conta com belas praias protegidas por falésias avermelhadas que se destacam na paisagem.

O passeio chega a Ponta Grossa, praia com formações rochosas coloridas, talhadas pela água do mar, formando esculturas naturais. O roteiro termina em Redonda, no município de Icapuí, considerada a terra da lagosta. De Aquiraz a Icapuí o turista percorre caminhos que passam por falésias coloridas, dunas, comidas típicas, engenho, mangues, artesanato, forró pé-de-serra, passeios de buggy, esquibunda, passeio de jangada, mangue, até a noite da Broadway.

Sítio Lucas

A Rota das Falésias abre espaço para o turismo rural com passagem pelo Sítio Lucas, em Beberibe. O sítio tem uma estrutura completa para quem curte a vida campestre. A casa sede está preservada apenas para contemplação e tem no seu entorno a bodega típica, o alambique de cachaça, o engenho de fabricação de rapadura, a casa de farinha, restaurante e lanchonete. O visitante encontra trilhas ecológicas, passeios de cavalo e charrete e lago para pesca. Os produtos do sítio são comercializados e servidos no café da manhã. (www.rotadasfalesias.com.br)
Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001