26 de junho de 2009 às 17h26m
Selecionados dois projetos do CE

Os projetos escolhidos foram Rota das Emoções, na categoria de Roteiro Turístico, e o Mundo Jeri

Mais de 90 destinos, regiões e roteiros turísticos de todo o País disputaram, entre os dias 20 de maio e 8 de junho, o título de ´exemplo de sucesso´ do Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). Oito casos foram selecionados e receberão o Troféu Roteiros do Brasil no dia 2 de julho. O Ceará teve dois projetos selecionados.

Na categoria Roteiro Turístico, o trabalho escolhido foi a Rota das Emoções, que envolve ainda o Piauí e o Maranhão. Na categoria Sustentabilidade Sociocultural, o projeto agraciado foi Mundo Jeri: a pluralidade cultural no artesanato, realizado em Jericoacoara, no litoral Oeste do Estado.

Em ambos os projetos, o Sebrae vem atuando diretamente como o agente de desenvolvimento, capacitando o destino, fomentando o empreendedorismo nas regiões e promovendo a competitividade das micro e pequenas empresas.

A Rota das Emoções é um roteiro que engloba 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão e é executado pelo Sebrae nos três Estados, tendo a parceria do MTur, governos estaduais e prefeituras locais. O trabalho conta com um esforço conjunto das lideranças locais e é resultado do projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e MTur.

Capacitações, instalação da governança regional, formatação de novos produtos, criação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), participação em eventos nacionais e internacionais para a promoção do destino, melhoria na gestão das empresas e na qualidade das estruturas e serviços ofertados são algumas das ações promovidas pelo projeto desde que foi implantado, em 2005. Toda a região foi envolvida pelo espírito de equipe e a certeza do sucesso deste grande esforço. O objetivo é tornar a atividade turística ainda mais dinâmica, despertando o interesse de turistas brasileiros e estrangeiros, através da construção de parcerias, promoção da integração e do compromisso dos envolvidos, do adensamento dos negócios na região, da inclusão social, do resgate e da preservação dos valores culturais e ambientais e do aumento de investimentos e serviços ofertados na região.

De acordo com o superintendente do Sebrae/CE, Carlos Cruz, ao longo desse tempo, os resultados alcançados com este trabalho incentivaram o fortalecimento de parcerias e contribuíram para o desenvolvimento turístico local. ´O reconhecimento do MTur prova que estamos no caminho certo. Porém, ainda há muito por fazer e o Sebrae não mede esforços em empenhar-se nesse trabalho´, diz.

Mundo Jeri

O segundo projeto do Ceará selecionado pelo Mtur é o Mundo Jeri: a pluralidade cultural no artesanato. Este trabalho começou a ser realizado em janeiro de 2008. Em pouco tempo atingiu excelentes resultados. Jericoacoara foi escolhida como destino referência no segmento Sol e Praia dentro do projeto 10 Destinos de Referência. A proposta é estruturar os destinos, adotando a segmentação como estratégia de planejamento e desenvolvimento do turismo. Para executar o projeto, o MTur escolheu o Sebrae no Ceará.

A implementação do projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais e leva à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando, assim, garantir a continuidade da ação. No processo participativo é mobilizada a iniciativa pública estadual e municipal. Participam, também, os representantes do trade turístico e as entidades específicas do segmento.

Para o Sebrae/CE, as ações do projeto são resultado de um trabalho intersetorial, mediante o esforço conjunto da Unidade Setorial da Indústria, responsável pelas ações estratégicas de design, com a Unidade de Comércio e Serviço, que gerencia os projetos de turismo no litoral extremo Oeste e o projeto de artesanato da região Norte do Estado.

O trabalho envolve três linhas de aplicação do design nos negócios: design gráfico (artesãos, costureiras, restaurantes), design de moda (artesãos e costureiras) e design de interiores (comércio de lojas).

A estratégia adotada é a aplicação da Vivência, uma metodologia que visa buscar soluções de design com foco na valorização da cultura e do saber local. Para tanto, busca aproximar o design do artesão e do pequeno empreendedor. O projeto beneficiou 37 pequenos empreendedores (proprietários de restaurantes e lojas) e 40 potenciais empreendedores (artesãos e costureiras).

Como resultado dessa grande ação foi produzida uma coleção de moda praia, um catálogo, cartões de visita, brindes, cardápio de restaurantes, projetos de design de interiores e a ambientação de uma loja em Jericoacoara. Tudo isso terá reflexos positivos para o turismo local, que tem um apoio prioritário do Sebrae no Ceará em ações conjuntas com o MTur.

O secretário de turismo de Jijoca de Jericoacoara, José Osmar Fonteles, acredita que a premiação é muito importante para o município por várias razões. ´A primeira delas é que enaltece a cultura local e valoriza a produção associada ao turismo, especialmente o artesanato. É uma injeção de auto-estima para os artesãos´, diz.

Outro aspecto importante é o fortalecimento das parcerias e da governança local. ´A conquista desses prêmios deixa claro que as parcerias do Sebrae com os governos municipal, estadual e federal estão dando certo e que elas tendem a ficar cada vez mais consistentes em benefício do nosso destino´, atesta Fonteles.

Troféu Roteiros

Os nomes dos projetos vencedores foram divulgados na quarta-feira (17). Quinze jurados selecionaram um exemplo bem sucedido para cada tema do programa, com base em suas diretrizes operacionais e princípios.

O Troféu Roteiros do Brasil será entregue em cerimônia solene durante a 4ª edição do Salão do Turismo, que acontece de 1º a 5 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo. O prêmio é uma comemoração aos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos e o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.

Os vencedores serão contemplados com divulgação no site www.turismo.gov.br/regionalizacao e em documentos, releases e projetos do MTur. Além disso, serão apresentados no Núcleo do Conhecimento.

´Isso é um reconhecimento pelo trabalho. Eles estarão em uma vitrine para o Brasil inteiro porque o Salão do Turismo é um momento em que o País se reúne e compartilha com outros territórios suas experiências exitosas´, afirma a coordenadora de Regionalização, Saskia Freire Lima.

PROJETOS SELECIONADOS

- Gestão Turística de Destino - Itabirito (MG)
- Planejamento e Gestão do Turismo Regional - Circuito Turístico do Ouro (MG)
- Sítio Eletrônico Promocional - Sítio Eletrônico da Estrada Real (MG)
- Sustentabilidade Ambiental em municípios - Santana do Riacho (MG)
- Roteiro Turístico - Rota das Emoções (CE/PI/MA)
- Roteiro ou Destino Turístico Segmentado - Roteiro Turístico de Sol e Praia Costa dos Corais (AL)

Material Promocional das Regiões Turísticas do Paraná: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Cenários do Tempo-Campos Gerais; Corredores das Águas, Estradas & Caminhos; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Curitiba e Região Metropolitana; Terra dos Pinheirais; Vales do Iguaçu-Sudoeste do Paraná (PR)

Sustentabilidade Sociocultural em municípios - Mundo Jeri: a pluralidade cultural no artesanato - Jijoca de Jericoacoara (CE)
Fonte: Diario on line

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