12 de junho de 2009 às 09h08m
Se preparando para a entrevista

Dicas, como tentar conduzir a discussão, são fundamentais para a entrevista de emprego. Isto demonstrará firmeza, segurança e conhecimento. Esse é o seu momento de brilhar

A entrevista é a oportunidade de mostrar ao selecionador sua personalidade e pontos fortes. Apenas uma conversa entre duas pessoas que deve ser encarada como tal. Mas é bom não esquecer que nesse momento você está sendo avaliado.

Planejamento

Para que você fique mais seguro e transmita esse sentimento ao entrevistador, basta planejar-se e ensaiar para a entrevista. Os seus objetivos e o que o seu entrevistador quer saber devem estar prontinhos na sua mente. Por isso saiba: quem você é?; o que você já fez?; o que o seu último empregador acha de você?; quais resultados conseguiu nos últimos empregos?; o que pode fazer pela empresa dele?; e o que pode conseguir para a empresa dele se continuar fazendo o que faz?

É necessário que você pesquise e estude um pouco sobre a empresa onde vai participar da entrevista. Descubra tudo o que puder sobre a sua possível contratante, pois isso demonstrará interesse e ajudará na escolha da melhor forma de responder ao seu entrevistador.

Alguns dados são importantes conhecer, como número de funcionários, tipo de produto ou serviço, atuação comercial e projetos de mídia da empresa, relacionamento com o mercado, imagem junto ao público e à concorrência, problemas que está enfrentando.

Também é muito importante saber sobre alguns aspectos da função para a qual o estão entrevistando. Verifique como você pode contribuir para a empresa com a sua experiência e formação e procure saber se há alguma coisa que você possa aprender para desempenhar melhor a função para a qual esta sendo cogitado.

Durante a entrevista

Lembre-se que o principal objetivo do seu entrevistador é saber como você pode ser útil para a empresa. Permaneça atento a isso.

Seja, acima de tudo, ético e honesto. Jamais mencione pessoas com o objetivo de difamá-las, condenar suas atitudes ou queixar-se. Não minta em nenhum momento. Se julgar necessário omita alguns fatos da vida profissional, como ter sido demitido do último emprego.

Mas se for perguntado, fale sem medo, explique as razões de maneira objetiva e natural. Entenda que não é crime ter sido demitido, e você ganhará mais credibilidade com a franqueza.

DICAS
Na entrevista, preste atenção para não

1 - Falar em demasia
2 - Franzir muito a testa
3 - Discordar de vários pontos
4- Ser dogmático
5- Mostrar impaciência
6- Ser emotivo
7 - Ignorar perguntas
8 - Mudar de assunto de repente
9- Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
10 - Contar piadas
Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001