05 de junho de 2009 às 10h50m
PARAIPABA - Cartão-postal do Ceará

A paisagem paradisíaca da praia de Lagoinha incluiu Paraipaba em roteiros turísticos internacionais e estimulou a criação de muitos negócios no município


Com um litoral de aproximadamente 14 quilômetros repleto de praias, lagoas e coqueirais, o município de Paraipaba encanta turistas do mundo inteiro pela suas paisagens cinematográficas. O lugar reserva aos visitantes uma experiência única não só pelas belezas naturais e pela variedade de passeios em meio à natureza, mas também pela tranqüilidade e pela simpatia da população nativa, formada por pescadores e suas famílias.

Outro diferencial são as áreas de proteção ambiental do Estuário do Rio Curu e das Dunas da Lagoinha, o que mostra a preocupação com o desenvolvimento sustentável do lugar.

Por esses motivos, Paraipaba integra, juntamente com os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Trairi, a rota turística Costa dos Ventos, um roteiro integrado que está sendo estruturado pelo Sebrae no Ceará e seus parceiros com o objetivo de inserir no mercado nacional e internacional um produto diferenciado, mais competitivo, harmonizando a oferta turística desses destinos, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada município.

Paraipaba conta com uma das mais belas praias do Brasil. Trata-se de Lagoinha, carro-chefe do turismo local. Em formato de meia-lua, com uma enseada de ondas fracas, cercada por dunas amarelas, arrecifes e coqueirais com bicas de água doce, Lagoinha é apaixonante. Formada por um penhasco de cerca de 50 metros de altura, a praia conserva ainda uma paisagem natural primitiva composta por dunas douradas e um vasto e verdejante coqueiral que vão ao encontro de um mar de águas calmas e de um verde deslumbrante.

Além de Lagoinha, Paraipaba conta com a beleza de Ponta Aguda, Pedra Rasa e da Lagoa das Almécegas. Um dos passeios mais procurados é para a Lagoa das Almécegas, também conhecida como Lagoa da Barra. Dunas, morros e uma barragem que oferece banho, com direito a passeio de chalana. A poucos quilômetros de Lagoinha, a Lagoa das Almécegas é mais uma opção de lazer em Paraipaba, onde se chega a pé pela praia ou num divertido passeio de pau-de-arara.

Roteirização

A busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e a inserção da comunidade no processo são metas do projeto de roteirização da Costa dos Ventos, que terá sempre em foco a construção de um referencial cultural, principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico.

´As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região´, diz a gestora do projeto, Sandra Duarte.

Por isso, o público alvo do projeto são os empreendedores formais e informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto vai beneficiar cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda na região.

Segundo o presidente da Associação de Restaurantes, Hotéis e Pousadas de Paraipaba - Rede Praia de Lagoinha - Silvio César Uchôa, os empreendedores estão com uma expectativa muito boa para o roteiro da Costa dos Ventos. ´Estamos confiantes de que esse projeto vai melhorar o fluxo turístico para Paraipaba, tanto na alta quanto na baixa estação´, diz.

A Associação foi formada há cerca de um mês e os 15 empresários que compõem a entidade compartilham da idéia de que o destino não sobrevive apenas de suas belezas naturais. ´É preciso um desenvolvimento sustentável´, afirma Silvio.

De acordo com ele, para isso estão sendo de grande importância as ações que o Sebrae desenvolve em parceria com a Prefeitura do Município para a qualificação do destino. ´Cada vez mais as pessoas estão mais conscientes disso, da importância da qualidade. Nós empresários também somos parte desse processo e vamos colaborar cooperativamente no que pudermos´, destaca.

O secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Claudemir Silva Rodrigues, também está entusiasmado com a projeção de benefícios futuros que o projeto da Costa dos Ventos irá proporcionar para o desenvolvimento do município.

´O Sebrae tem prestado no litoral Oeste um serviço da maior significância e esse trabalho vai gerar frutos que serão colhidos pela comunidade. O turismo é uma atividade privada mas o governo não deixa de ter suas responsabilidades para melhorar a infra-estrutura turística dos destinos. Como estimulador do setor privado, integrando-o fortemente com o setor público, o Sebrae é o melhor parceiro´, declarou.

SAIBA MAIS

Hotéis de Lagoinha

Hotel Platô
Site: www.hotelplato.com.br
Fone:(85)3363-5172

Lagoinha Praia Hotel
Site: www.lagoinhapraiahotel.com.br
Fone:(85) 3363-5102

Chalés de Lagoinha
Site: www.pousadachalesdelagoinha.com.br
Fone: (85) 3363-5043 /3363-5099

Vivamar Hotel
Site:www.vivamarhotel.com.br
Fone: (85) 3363-5077 /3363-5168 (Fax)

Bares e restaurantes

Fateixas Restaurante -
Telefone: (85) 3363.5171

Felipe Lanches
Telefone.(85) 9444.2009

Delicias do Modesto
Telefone: (85) 9978.4840

Restaurante Fullxico
Telefone: (85) 9954.2754

Restaurante Maitre dos Mares
Telefone: (85) 9981.2819

Restaurante Mariane
Telefone: (85) 9183.8187

Restaurante O Dude
Telefone: (85) 3363.1175
Fonte: Diario do Nordeste

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001