30 de maio de 2009 às 09h42m
Cenários de belezas em Paracuru

Rodeado de falésias, dunas móveis e matas de caatinga que preservam pequenos olhos d´água e lagoas, Paracuru estrutura-se para melhor atender aos turistas


Paracuru, um dos destinos mais fascinantes da costa Oeste cearense, tem muito para atrair o turista. Faixas de dunas e areias brancas, bicas de água doce, mangues, enseadas e belas praias, propícias aos esportes náuticos, formam o conjunto de atrativos naturais do lugar, distante a 90 quilômetros da capital.

Saindo de Fortaleza, seguindo pelo litoral Oeste, Paracuru é o terceiro município que forma o roteiro integrado Costa dos Ventos, uma rota turística que está sendo estruturada pelo Sebrae no Ceará reunindo ainda os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e Trairi. O objetivo do projeto é harmonizar a oferta turística desses destinos, ampliando a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada município.

Paracuru, além de ser conhecido internacionalmente por seus ventos e ondas, possui um ar bucólico, com suas colônias de pescadores e jangadas à beira-mar. Seu nome significa ´lagarto do mar´, segundo Márlio Falcão em seu Dicionário Toponímico, de 2005.

Com um litoral de aproximadamente 20 quilômetros de extensão, Paracuru foi citado pela revista Veja como um dos 10 mais bonitos do Brasil e abriga as praias de Barra do Rio Curu, Guagiru, Carnaubinha (Hawaizinho), Pedra do Meio, Coqueirinho, Bica, Munguba, Igreja Velha (Ronco do Mar), Boca do Poço, Almas, Canto, Pedra Rachada, Pau Enfincado (Quebra Mar), Baixo Grande, Buraco, Vapor, Pedra Redonda, Anjos, Pedra Grande e Piriquara.

Cada praia tem sua beleza particular, e reserva para os visitantes surpresas e grandes emoções em momentos de pura descontração. O mar calmo e de arrecifes naturais de algumas praias, contrasta com mar bravio, perfeito para os amantes do surf, kitesurf e wind surf que buscam suas ondas fortes e extensas.

Paracuru, além de Fortaleza, é o único município do Ceará com sede à beira-mar. Por isso, os turistas dispõem de uma boa infra-estrutura de serviços, com agências bancárias, hospital, agência dos Correios, rodoviária e comércio em geral. A isso, soma-se ainda uma boa oferta de pousadas, hotéis, restaurantes e barracas que recebem um fluxo anual de turistas próximo a 150 mil pessoas, segundo a Secretaria de Turismo do Município.

A maior parte dos turistas estrangeiros são esportistas oriundos da Europa, que procuram os fortes ventos entre os meses de agosto e dezembro, ideais para a prática de kite surf. Passeios de jangada, de barco, a pé ou de carro tracionado, sobre as dunas. Essas são outras opções para os turistas que visitam o lugar.

Outro atrativo de forte apelo turístico é a Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru. As peculiaridades ambientais da região e a fragilidade de seu equilíbrio ecológico foram determinantes para a criação desta APA.

O carnaval de Paracuru é uma atração à parte. O tradicional ´mela-mela´ e os trios elétricos reúnem aproximadamente 50 mil pessoas, num dos carnavais mais animados do Ceará. Promovido pela Prefeitura e apoiado por diversos patrocinadores, oferece ao folião o conforto de uma excelente infra-estrutura para os quatro dias de folia. Em termos culturais, a cidade também acolhe uma experiência inovadora, desde o ano 2000: a Escola de Dança de Paracuru, criada pelo bailarino e coreógrafo Flávio Sampaio, que atende 190 jovens da região, a maioria, filhos de pescadores. O projeto tem criado fama em todo o Brasil pela seriedade do trabalho e por ser a segunda maior escola de balé masculino do País - a primeira é a do Balé Bolshoi em Joinville, Santa Catarina.

Artesanato

Além das belas praias, Paracuru possui um diferencial como atrativo turístico - o artesanato. Ciente do potencial dos artesãos, a Secretaria de Turismo do município e o Sebrae/CE trabalham juntos com a finalidade de promover o desenvolvimento do artesanato local.

Há cerca de dois anos, foi criado o Grupo de Costureiras e Artesãos de Paracuru (Gcap), formado por cerca de 40 costureiras e bordadeiras. Esse grupo vem recebendo capacitação e qualificação para aprimorar seus produtos e melhorar o atendimento. Resultado desse trabalho, os artesãos já criaram uma colação e uma marca para as roupas, a Costurart.

A busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e a inserção da comunidade no processo são metas do projeto de roteirização da Costa dos Ventos, que terá sempre em foco a construção de um referencial cultural, principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico. ´As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região´, explica a gestora do projeto Sandra Duarte.

Por isso, o público alvo do projeto são os empreendedores formais e informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto vai beneficiar cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.

LITORAL

20 quilômetros é a extensão do litoral de Paracuru formado por belas praias como a Barra do Rio Curu, Carnaubinha, Pedra do Meio, Coqueirinho, Bica, Munguba e Igreja Velha (Ronco do Mar)

SAIBA MAIS

Bares e Restaurantes

Vento Brasil
Telefone: (85) 3344.2400

Restaurante O Português
Telefone: (85) 8719.8710

Churrascaria Mar e Brasa
Telefone: (85) 3344.1810

Pirata de Paracuru
Telefone: (85) 3344.1639

Restaurante e Parque Aquático Dunas de Paracuru
Telefone: (85) 3344.1965

Hospedagens

Pousada Aldeia Curumicuara
Telefone: (85) 3344.1264
www.curumicuara.com.br

Pousada Sol e Lua
Telefone: (85) 3344;2055
www.pousadaparacuru.com

Pousada Paracuru Kite Village
Telefone: (85) 3344.1502
www.paracurukitevillage.com

Vento Brasil
Telefone: (85) 3344.2400
www.hotelventobrasil.com.br

Hotel Dunas de Paracuru
Telefone: (85) 3344.1965
www.hoteldunas.com.br
Fonte: Diario do Nordeste

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001