13 de maio de 2009 às 16h03m
Conheça Apuiarés

Apuiarés situa-se na zona fisiografica de Uruburetama e possui um clima quente e seco.

Limites do Município

Limita-se com os municipios de Pentecoste, Paramoti, General Sampaio e Itapagé.

Economia

As atividades principais de Apuiarés é a agricultura, representrada pelos produtos básicos: algodão, milho, feijão, mandioca, mamona e banana, seguida da pecuaria. Os rebanhos se desenvolvem com mais abundância as margens do Rio Curu, que banha toda aréa do municipio.

Capela de São Francisco

Fundada desde 1993, as missas da capela de São Francisco, que fica na sede do município, acontecem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, às 19h. A festa de São Francisco é realizada no período de 02 a 12 de outubro.

Praça José Alves

Conhecida popularmente como Praça da Matriz, o local foi inaugurado no dia 27 de julho de 1985. Seu nome verdadeiro é prefeito José Alves Filho, em homenagem feita pela Prefeitura Municipal e do povo de Apuiarés ao primeiro prefeito da cidade.

A praça pública está sempre a disposição da sociedade para passeios, encontros de grupos de jovens, além de outras programações

Rio Curú

Tudo começou com uma cacimba de areia. Na época das cheias, o açude de General Sampaio sangrou, transformando a cacimba em um rio com aproximadamente 300 metros de largura, que atualmente está coberto pelo mato.

O rio é uma das principais formas de manter a agricultura local. Hoje existem várias plantações ao redor tais como feijão, milho, mamão e outros produtos agrícolas, além da pesca, que trouxe muitos peixes para a alimentação da comunidade. O rio também serve de lazer para a criançada que se divertem tomando banho.

Praça Lauriston Ferreira Gomes

A Praça, construída na década de 90, foi nomeada de Lauriston Ferreira Gomes em homenagem a esse homem por ter contribuído muito no desenvolvimento de Apuiarés na década de 20. A Praça é localizada na Avenida Gomes da Silva s/n.

Igreja Matriz São Sebastião

Em 1869, o Bispo da Diocese Dom Luis Antônio dos Santos anuncia que Jacu (antigo nome) passaria a ser capela, sendo que esta foi construída no ano de 1853. Em 02 de fevereiro de 1946 passou a ser Paróquia, pelo Decreto de Nº 32, conferido pelo Arcebispo de Fortaleza.

A Paróquia de São Sebastião está situada a Rua 25 de janeiro, 381 – Centro e tem como padroeiro o santo São Sebastião. Seus festejos acontecem de 10 a 20 de janeiro. A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada entre os dias 05 a 15 de agosto. Temos como pároco atual o padre Antônio Simplício de Andrade e Vigário Paroquial, Padre Antônio Soares Moura ( Cesanildo).




Fonte: Prefeitura de Apuiarés

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001