Escolas gaúchas obtem melhores resultados do Enem 2008
Veja a situação de seu Estado aqui.
O Rio Grande do Sul é o Estado com a maior proporção de escolas com bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. Ao todo, 56% de suas instituições de ensino tiveram notas superiores à média nacional.
Os dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que no país há grande desigualdade de oferta de boas instituições de ensino entre os Estados. A pior colocação ficou com o Tocantins, que teve apenas 7,7% de seus colégios com desempenho acima da média.
:: PASSE O MOUSE SOBRE O ESTADO PARA VER SUA SITUAÇÃO ::
O UOL Educação utilizou como média geral do Enem 2008, a média entre a nota geral de alunos do Brasil na redação (59,35 pontos) e na prova objetiva (41,69 pontos) - o que equivale a 50,52 pontos em 100 possíveis.
Seguindo o RS, na segunda melhor colocação da lista, aparece o Distrito Federal, com 44,3% dos colégios com notas superiores à média nacional. A terceira colocação coube ao Estado de Santa Catarina, com 39,2% das instituições acima da média.
Isso indica que poucas escolas concentram os melhores alunos na prova do MEC. Por outro lado, grande parte dos colégios teve desempenho inferior à média nacional.
Distribuição geográfica
Nas melhores colocações no Enem 2008, segundo a proporção de boas escolas, só aparecem Estados da região Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. Confira no mapa a situação de seu Estado.
As piores colocações ficaram concentradas nas regiões Norte e Nordeste, com uma aparição do Centro Oeste - do Estado de Mato Grosso. Os piores Estados na prova do MEC de 2008 foram classificados por terem menos de 15% de suas instituições de ensino com notas superiores à média nacional.
Participação no Enem
O banco de dados divulgado pelo MEC sobre o Enem 2008 contém 32.923 instituições. No entanto, 6.905 ficaram sem a nota final. Isso porque não tiveram nem dez alunos participando da avaliação. Para não distorcer os resultados, o ministério deixa as escolas com poucos alunos sem conceito.
Das 26.665 escolas de ensino médio que constam no Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos concluintes participando do exame em 2008. Isso significa que 90,9% dos colégios cadastrados no MEC tiveram pelo menos um estudante na avaliação.
O que é o Enem
O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Podem participar do exame candidatos que tenham concluído ou estejam em fase de conclusão do ensino médio.
A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em instituições federais de ensino superior.