03 de maio de 2009 às 10h56m
Turismo rural no Vale do Juá

Um Ceará rural, cheio de charme e encanto, pode ser conferido na Fazenda Hotel Vale do Juá, em Guaiúba, a 50 quilômetros de Fortaleza


Um tapete verde e natural dá boas-vindas ao hóspede da Fazenda Hotel Vale do Juá, que logo na entrada da propriedade percebe o ambiente acolhedor, onde a paisagem é tomada por árvores, animais, açudes, capela, casa grande e chalés em total harmonia.

Instalada há nove anos, a Fazenda Hotel Vale do Juá ocupa 50 hectares dos 260 pertencentes à Fazenda Chaparral, de propriedade da família de Francisco de Andrade Garcez, conhecido como coronel Garcez. ´A Chaparral já existe há quase três décadas e numa parte dela criamos a fazenda hotel a fim de proporcionarmos aos visitantes um contato direto com a natureza e o modo de vida rural´, explicou.

Coronel Garcez disse que a Fazenda Chaparral continua com todos os afazeres de uma fazenda com atividades agrícolas, como o plantio de arroz, milho e criação de animais (bovinos, eqüinos, ovinos, búfalos, aves exóticas, inclusive avestruzes), e granja. Ele informa que na fazenda os hóspedes podem conhecer essas atividades e se inteirar como é a vida no ambiente rural.

Para hospedagem, a Fazenda Hotel conta com 12 chalés de madeira, com um ou duas suítes, dotados de sala, varanda, garagem, frigobar e ar-condicionado e mais 12 apartamentos localizados na casa grande, com varanda e ar-condicionado. Para os recém-casados há a opção do Chalé de Lua-de-Mel, instalado do outro lado de um dos açudes da propriedade, cujo acesso só é permitido por meio de um barco.

No espaço reservado ao lazer, a fazenda conta com 16 açudes para a prática da pescaria (o pesque e não pague), locais destinados a cavalgadas e passeios de charretes, salão de jogos e espaço para diversão com campos de futebol, quadra de vôlei, piscinas e balanço sob as árvores - ideal para as brincadeiras da meninada -, campo para pastagem de 500 metros e baias para cavalos. Tem ainda restaurante, piano bar, Praça do Meu Amor com caramachão e estacionamento privativo.

Na hora das refeições, os hóspedes são avisados por um sino instalado próximo à entrada do restaurante. Como o hotel opera com pensão completa, as refeições são servidas em horários marcados. Às 8 horas o sino toca chamando para o café da manhã; às 13h30, para o almoço e às 19h30, para o jantar. ´O sino toca e chama os hóspedes para que todos façam as refeições juntos´, frisou.

Após as refeições, os hóspedes que quiserem descansar num ambiente ao ar livre, podem se deitar nas redes coloridas armadas no redário, próximo da área da piscina e de um dos açudes da propriedade.

Para os religiosos, há opção de rezar na Capela de São Francisco, instalada próximo à casa grande. O santuário da capela é de origem espanhol e foi adquirido pelos donos da fazenda num antiquário. Já o ostensório pertencia a uma igreja dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a Fazenda Hotel Vale do Juá vem, também, investindo em infra-estrutura para atrair um novo tipo de turismo, o de negócios. Com a instalação de um auditório com capacidade para comportar até 200 pessoas, o hotel vem recebendo a visita de muitos grupos de empresários, que aproveitam o sossego do local para a realização de encontros e treinamentos.

Segundo o coronel Garcez, quem não tem disponibilidade para se hospedar na Fazenda Hotel pode passar o dia, sendo incluso neste pacote passeio a cavalo, de charrete, pesca, conhecer as atividades da fazenda e almoçar. Os que vão se hospedar têm direito a pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). ´Aqui a diária começa quando o cliente chega. Não tem disso da diária começar ao meio dia´, informa.

Presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (Aceter), o coronel Garcez informa que no Ceará há outras propriedades voltadas para o turismo rural. Em Guaiúba, além do Vale do Juá, tem a Fazendinha Estação Rural e o Sítio Céu; em Baturité, a Fazenda Hotel Repouso das Águas; em Pacoti, o Chalé Nosso Sítio; e em Beberibe, o Sítio Lucas.

Modo de vida no campo na Luz do Sol

Tejuçuoca, no Vale do Curu, conhecida pelos mistérios que se escondem nas grutas do Parque Ecológico Furna dos Ossos, tem como opção a Fazenda Hotel Luz do Sol, instalado no distrito de Retiro, a 23 quilômetros da sede do município.

Inaugurado no ano de 2000, o equipamento hoteleiro faz parte da Fazenda Retiro, da família do patriarca João Estêvão Mota. Foi desta fazenda que nas últimas décadas do século passado teve início a formação do distrito de Retiro, que conta atualmente com quatro mil habitantes. Nos últimos anos, a Luz do Sol vem recebendo grupos para passarem o dia em contato com a natureza. Alemãs, holandeses, franceses, espanhóis e cearenses já experimentaram o prazer do turismo rural. Outro grande público da fazenda hotel são estudantes oriundos de várias escolas de Fortaleza e de outras cidades cearenses que vão até a fazenda praticar uma verdadeira ´aula de campo´.

Na Luz do Sol, onde a harmonia caminha entre o sertão e a cidade, os visitantes têm a oportunidade de conhecer projetos como o aprisco (criação de bode) e o projeto mandala (sistema integrado de produção de alimentos). A Fazenda Hotel está encravada numa área de 150 hectares da propriedade rural, com oito apartamentos para hospedagem, com ar, TV e frigobar, restaurante com farta comida regional, no qual ovinos e caprinos são os pratos principais.

São diversas as opções para quem quer manter contato com a vida do campo. Lá é possível andar a cavalo, passear de charrete, ordenhar cabras e vacas, saborear sucos de frutas da época colhidas no pomar da fazenda, visitar hortas, plantações de mandioca e de plantas medicinais e conhecer o minizoológico, com espécimes exóticas como avestruz, ema, tejo (grande lagarto sertanejo do qual surgiu o nome da cidade) e peba (ou tatupeba). O local apresenta, ainda, piscina, sala de jogos e quadra de esportes.

Guto Mota, um dos administradores da Luz do Sol, explica que para estudantes, grupos de melhor idade e grupos e excursões, a Fazenda Hotel apresenta uma programação específica de dois dias. No primeiro dia pela manhã, o grupo vista a Farmácia Viva e conhece algumas plantas medicinais; em seguida, almoça no restaurante regional. Após o almoço, há apresentações diversas como danças regionais e forró pé-de-serra. O resto do dia é livre para andar de charrete e visitar as dependências da fazenda.

No segundo dia, a turma é convidada a acordar cedinho, por volta da 5h30 da manhã, para tirar leite de vaca e de cabra. Após o café, todos seguem para o Parque Ecológico da Furna dos Ossos. ´É bastante divertido, pois o visitante conhece o verdadeiro modo de vida no campo´, ressalta Guto Mota. A Luz do Sol opera com regime de diárias com direito a café da manhã e em feriadões e fins de semana pratica o sistema de pensão completa.

Para chegar a Tejuçuoca, o melhor acesso a partir de Fortaleza é pela BR-222 até Croatá e de lá seguir pela CE-341. Em Tejuçuoca, observar as placas que indicam a estrada para o distrito de Retiro.

SAIBA MAIS

Fazenda Hotel Vale do Juá - Fazenda Chaparral - Guaiúba
Entrada no Km 26 da CE-060. Segue 18 quilômetros até a localidade de São Francisco.
Telefone: (85) 3246.7501
Site: www.valedojua.com.br

Fazenda Hotel Luz do Sol
Retiro - Tejuçuoca
Informações: (085) 3323.2011 e 3219.1770
E-mail: tejubol@hotmail.com

Outras propriedades rurais:

Fazendinha Estação Rural - Guaiúba
Telefone: (85) 3278.1724
Site: www.estacaorural.com.br

Sitio Céu - Guaiúba
Telefone: (85) 3292.2710
Site: www.sitioceu.com.br

Fazenda Hotel Repouso das Águas
Baturité
Telefone: (85) 3224.1267
Site: www.repousodasaguas.com.br

Chalé Nosso Sítio - Pacoti
Telefone: (85) 3476.7676
Site: www.chalenossositio.com.br

Sítio Lucas - Beberibe
Telefone: (85) 3338.1123
Site.www.sitiolucas.com.br  

Fonte: Diario do Nordeste

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001