02 de maio de 2009 às 10h40m
Ceará terá fundo de investimento para energia solar

O governador Cid Gomes está prestes a encaminhar o projeto de lei que cria um fundo de investimento específico para energia solar no Estado


Apesar do período chuvoso pelo qual o Ceará passa, a geração de energia a partir da fonte solar direta ainda é um forte aposta por aqui. Prova disso é que o Governo do Estado está preste a encaminhar uma proposta de Projeto de Lei Complementar para criar o Fundo de Investimento em Energia Solar (Fies), o primeiro do País, conforme afirmou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann.

O objetivo do Fies é atrair investidores para que apliquem na geração de energia solar, além de desenvolver uma cultura de consumo deste tipo de energia, principalmente pelas entidade institucionais, explicou o líder da Adece.

O governador Cid Gomes cumpre agenda amanhã em Tauá, onde deve assinar, dentre outros documentos, a proposta do Fies para ser encaminhado à Assembléia Legislativa. Segundo Balhmann, o documento está em processo final de avaliação do Ministério Público: "Estou aguardando o parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado) sobre o projeto para repassar ao governador. Devo receber esse parecer até amanhã (hoje)", informou.

O município de Tauá (458 km de Fortaleza), na Região dos Inhamuns, terá a segunda maior usina de energia solar do mundo, prevista começar a operar, pelo menos, com cinco megawatts (MW) até o próximo mês. O projeto é orçado em US$ 34 milhões, na primeira fase. A usina deverá atingir a capacidade total de 50 MW em 2011. Com a energia produzida, seria capaz de abastecer duas cidades com 175 mil habitantes. do porte de Sobral (com população em torno de 175 mil habitantes.

Paulo Monteiro, diretor de Negócios e Meio Ambiente da MPX, empresa responsável pelo projeto, afirmou que o retorno do investimento deverá acontece apenas em 2015. "É um investimento de alto risco porque o preço de venda da energia não compensa. Na hora de comprar, todo mundo quer a mais barata. Esperamos que com o passar dos anos o preço dos painéis caia, haja um aumento nos custos para a produção de energia fóssil e um consequente crescimento na demanda por energia solar", explicou.


Dicionário

Fundo de Investimento

A União de vários investidores que realizam uma aplicação financeira, em forma de pessoa jurídica e com retornos esperados em comum formam um fundo de investimento. Nele, são divididas as despesas e as receitas para o empreendimento. A administração e gestão do fundo são feitas por especialistas contratados
Fonte: Povo on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001