27 de abril de 2009 às 14h43m
Estado e Sesi celebram convênio para expansão do programa Vira Vida

Estará presente ao evento a primeira-dama do Brasil, D. Marisa Letícia.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual do Trabalho e  Desenvolvimento  Social  (STDS)  e  o Serviço Social da Indústria (Sesi) celebram  às  18  horas,  da segunda-feira, dia 27, convênio para repasse  de  recursos, da ordem de R$ 200 mil, para financiamento de bolsas de  qualificação  profissional  de  50  jovens,  em  situação de exploração sexual, inseridos no Projeto Vira Vida. Na oportunidade, serão entregues os certificados  aos  primeiros  45  adolescentes  concludentes  dos cursos de Criação e Moda e de Produção de Eventos, promovidos através do programa, em Fortaleza.

A  solenidade  contará  com  as presenças da primeira-dama do Brasil, D. Marisa  Letícia;  do governador Cid Gomes; da primeira-dama do Estado, Maria Célia Gomes; da titular da STDS, Fátima Catunda; do superintendente do Sesi-CE, Francisco das Chaga Magalhães, e do presidente do Conselho Nacional do  Sesi,  Jair  Meneguelli, além do presidente do Sistema S e da Federação das  Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macêdo. O evento será realizado no La  Maison Dunas e  será  ilustrado  com um desfile de moda, com apresentação de peças  de  vestuário  criadas e produzidas pelo próprios jovens do curso de Criação e Moda.

Vira Vida

Iniciado  em julho de 2008, o Projeto Vira Vida surgiu da necessidade de atendimento  aos  jovens  vítimas  de  exploração sexual e de se ampliar os meios  de  enfrentamento  do  problema.  Nesse sentido, o Sesi encontrou na promoção   da   educação,   no   acesso  à  informação  e  na  qualificação profissional,  os  caminhos  indicados  para  a  inserção  desses jovens no mercado  de  trabalho; assegurando-lhes, com apoio da iniciativa privada, a possibilidade  de  uma  vida  digna  e  cidadã,  longe  da  violência e dos maus-tratos.

Com  apoio  financeiro  da STDS, o programa expande agora, as atividades para  mais 50 jovens, com idades entre 16 e 22 anos, que passarão a receber bolsa mensal no valor de R$ 500,00, durante oito meses. Nesse período, eles participarão  de cursos de assistente administrativo e de informática, além de  gozarem  de  educação  continuada,  acompanhamento  escolar, familiar e psicológico e apoio à cidadania.

Além  das  duas  novas  turmas,  que  serão criadas para atender mais 50 jovens,  outros  50  adolescentes concluem em setembro próximo, três cursos profissionalizantes  nas  áreas  de Comunicação Digital, Gastronomia e Moda Praia. Os alunos foram treinados pelo Sesi e Senai. O Vira Vida conta ainda com  as  parcerias  do  Sebrae,  da Caixa Econômica Federal e das entidades Convida, Aproce, Funci e Sociedade Redenção.

Assessoria de Imprensa da STDS:

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br - 9987.0400 / 8878.8510 3101.2089/4599)



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001