26 de abril de 2009
Belezas a perder de vista

O litoral Oeste, recortado por enseadas, tem nas dunas e lagoas seus traços mais atraentes


Praias largas, algumas ainda primitivas e habitadas por comunidades de pescadores, ajudam a compor o perfil do litoral Oeste cearense. Para conferir as atrações da Costa do Sol Poente basta cruzar a ponte sobre o Rio Ceará. No município de Caucaia, vizinho a Fortaleza, estão as praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco, uma das mais visitadas. Suas dunas escondem as lagoas do Parnamirim e do Banana. Por ser próxima, a 30 quilômetros de Fortaleza, a praia do Cumbuco é bastante procurada pelos turistas para passeios de um dia. Diariamente, ônibus de empresas de receptivo saem de Fortaleza para o Cumbuco. Lá os turistas fazem passeios de buggy sobre as dunas, escorregam sobre uma prancha de madeira até cair dentro de uma lagoa. Nos restaurantes e barracas, os visitantes comem peixes e mariscos.

Depois do Cumbuco, Pecém e Taíba são as principais praias do município de São Gonçalo do Amarante, com águas mansas, dunas móveis, coqueiros e vegetação de mangue. As praias seguintes ficam na cidade de Paracuru, com 15 quilômetros de litoral. Lagoinha, no município de Paraipaba, é considerada uma das mais belas praias do País e campeã em estampar material promocional do Ceará. Seu visual deslumbrante reúne coqueiros, dunas alaranjadas e bicas naturais.

Logo à frente está o município de Trairi, com praias que se alongam numa extensão de 36 quilômetros. São Flecheiras, Mundaú, Emboaca e Guajiru. As atrações são as piscinas naturais em maré baixa e o encontro das águas do Rio Mundaú com o mar. Do lado oposto do rio fica a praia da Baleia, no município de Itapipoca. Sua simplicidade primitiva cativa os visitantes. Icaraí de Amontada, Almofala, em Itarema e Barrinha em Acaraú são outras bonitas praias do litoral Oeste.

Logo em seguida vem a praia do Preá, no município de Cruz. Ideal para a pratica de kitesurf, o destino tem sido bastante procurado por kitesurfistas de várias parte do planeta. Após Preá, a atração é Jericoacoara, uma das dez praias mais belas do mundo, segundo o jornal americano New York Times.

Localizada a 323 quilômetros de Fortaleza, Jericoacaora é um lugar fascinante com belezas a perder de vista. Duas das principais atrações: visitar a Pedra Furada, um rocha com abertura no meio, que virou símbolo do destino; e vislumbrar o pôr-do-sol do alto de uma imensa duna em frente ao vilarejo.

A atração seguinte da Costa do Sol Poente é a primitiva praia de Tatajuba, no município de Camocim. O destino fascina pela sua incrível história: o vilarejo foi soterrado pelas dunas nos anos 70. Outra atração do destino é a Lagoa da Torta, com redes coloridas armadas dentro d´água. Para completar o leque de atrações do Litoral Oeste, estão as praias de Bitupitá, ideal para contemplação, e Pontal das Almas, no município de Barroquinha, na divisa com o Estado do Piauí.

Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001