24 de abril de 2009 às 09h55m
Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará 20 mil pessoas no Ceará

Um total de 20 mil pessoas atendidas em 50 municípios cearenses.

Em 2009, uma parceria entre os governos federal, estadual e municipais permitirá que 2.047 toneladas de alimentos oriundos da produção de 978 agricultores familiares sejam distribuídas para escolas, hospitais e asilos cearenses.

 

A ação é iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), que está destinando, para este ano, um recurso da ordem de R$ 3 milhões e 300 mil para o Ceará. O Governo do Estado entra com uma contrapartida de R$ 409.122 e os municípios serão os responsáveis pelo apoio logístico do Programa.

Para apresentar o PAA 2009 e discutir as estratégias de operacionalização nos municípios, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA) reuniu, na manhã de hoje(23), em seu auditório, os secretários de agricultura dos municípios selecionados para o Programa, o coordenador nacional do PAA, Marcelo Resende, e o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim.

Para Resende, o PAA é um programa espetacular, reconhecido atualmente em todo o mundo. “Além de garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar, ele ainda fornece refeições para consumidores em situação de insegurança alimentar e nutricional. É fantástico”, enfatizou.

De acordo com o coordenador, o destaque do PAA 2009 é a alimentação escolar. As prefeituras participantes terão que comprar, obrigatoriamente, um percentual de 30% da merenda escolar dos pequenos produtores rurais, com dispensa de licitação. As prefeituras terão ainda que montar em cada município uma Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos, para organizar e padronizar todo o processo. “Esse é o  melhor programa de parceria entre os poderes, um casamento perfeito”, ressaltou o secretário Antônio Amorim.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.8058



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001