A ação é iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), que está destinando, para este ano, um recurso da ordem de R$ 3 milhões e 300 mil para o Ceará. O Governo do Estado entra com uma contrapartida de R$ 409.122 e os municípios serão os responsáveis pelo apoio logístico do Programa.
Para apresentar o PAA 2009 e discutir as estratégias de operacionalização nos municípios, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado(SDA) reuniu, na manhã de hoje(23), em seu auditório, os secretários de agricultura dos municípios selecionados para o Programa, o coordenador nacional do PAA, Marcelo Resende, e o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim.
Para Resende, o PAA é um programa espetacular, reconhecido atualmente em todo o mundo. “Além de garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar, ele ainda fornece refeições para consumidores em situação de insegurança alimentar e nutricional. É fantástico”, enfatizou.
De acordo com o coordenador, o destaque do PAA 2009 é a alimentação escolar. As prefeituras participantes terão que comprar, obrigatoriamente, um percentual de 30% da merenda escolar dos pequenos produtores rurais, com dispensa de licitação. As prefeituras terão ainda que montar em cada município uma Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos, para organizar e padronizar todo o processo. “Esse é o melhor programa de parceria entre os poderes, um casamento perfeito”, ressaltou o secretário Antônio Amorim.
Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 3101.8058