16 de abril de 2009 às 14h26m
STDS e Consea lançam cartilha sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Para o lançamendo do CapacitaSAN, está em Fortaleza, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Crispim Moreira, que estará disponível para entrevistas a partir das 15h

Data: 16 de abril (hoje)

Hora: 18 horas

Local: Sesc/Senac Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema)

 

 

   A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea ? CE), lança, nesta quinta-feira, 16, no Sesc/Senac Iracema, o Caderno CapacitaSAN ? Uma experiência de Formação de Atores Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará. O caderno é resultado do Projeto CapacitaSAN que, inicialmente, atende 61 municípios do estado com o objetivo de capacitar a comunidade na temática da Segurança Alimentar e Nutricional.

   O projeto é coordenado pelo Consea ? CE com o apoio do Fórum Cearense de Segurança  Alimentar  e  Nutricional  (FCSAN)  e  a Rede de Educação Cidadã (Talher  Ceará)  e  financiado  pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate  a  Fome  (MDS).  Na  solenidade de lançamento, estarão presentes a titular  da  STDS,  Fátima  Catunda  e  o  Secretário Nacional de Segurança Alimentar  e  Nutricional, Crispim Moreira que participa, ainda, de reunião técnica na STDS, estando disponível para entrevistas a partir das 15 horas.

   Criado  a partir da observação da necessidade de implementar estratégias de  combate  à  fome,  à  pobreza  e à exclusão social, o CapacitaSAN busca

ampliar   a   discussão  e  sensibilizar  a  população,  impulsionando  sua

participação  e  fazendo  com  que  assuma  uma postura pró-ativa diante da

elaboração,   implementação,   acompanhamento  e  avaliação  das  políticas

públicas, sobretudo aquelas voltadas para a população que vive em estado de insegurança alimentar.

   O Caderno contempla o planejamento de sua estrutura, o resgate e a sistematização de informações e conhecimentos acumulados e refletidos ao longo da capacitação. Trata-se de um rico processo educativo e informativo que ajudará na trajetória da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará. A autoria é das idealizadoras do projeto: Elza Maria Franco Braga (socióloga, professora da UFC e conselheira do Consea Nacional e Estadual), Helena Selma Azevedo (economista doméstica, professora da UFC e presidente do Consea Ceará) e Regina Barros Miranda (nutricionista e conselheira do Consea Ceará).

 

 

O que é Segurança Alimentar e Nutricional

 

   Todas  as pessoas têm direito a uma alimentação saudável, de qualidade e em  quantidade suficiente, de modo permanente. Isso é Segurança Alimentar e Nutricional.  Essas práticas alimentares devem ser promotoras de saúde, não podendo, portanto, comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. O direito  de se alimentar corretamente é um direito de qualquer brasileiro e deve  ter  suas  particularidades respeitadas assim como as características culturais  de cada região. É importante lembrar que o direito à alimentação é  parte  dos  direitos  fundamentais da humanidade, que foram definidos em pacto mundial, do qual o Brasil é signatário.

   A   Segurança   Alimentar  dos  brasileiros  depende  de  uma  série  de

perspectivas.  Para  que  haja  sucesso,  é necessário repensar o modelo de desenvolvimento  do  Brasil,  nos seus componentes geradores de pobreza, na concentração  de  riquezas  e degradação do ambiente; as políticas públicas que  reproduzem  esses  componentes  e  não  propõem modelos distintos; e o contexto internacional que pode acabar globalizando a pobreza.

 

 

                                 Assessoria de Comunicação Social e Eventos

                   Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social

                    Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

                                                     Fone: 3101.4599 / 2089

                                                 Cel: 8878.8510 / 9987.0400

                                            E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

                                                    Redação: Keiliane Gomes



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001