09 de abril de 2009 às 16h50m
Conheça Apuiarés

Município da Região do Vale do Curu Distância de Fortaleza: 111 km Acesso: BR-222 e CE-341

Pontos Turistícos



Capela de São Francisco

Fundada desde 1993, as missas da capela de São Francisco, que fica na sede do município, acontecem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, às 19h. A festa de São Francisco é realizada no período de 02 a 12 de outubro.

Praça José Alves

Conhecida popularmente como Praça da Matriz, o local foi inaugurado no dia 27 de julho de 1985. Seu nome verdadeiro é prefeito José Alves Filho, em homenagem feita pela Prefeitura Municipal e do povo de Apuiarés ao primeiro prefeito da cidade.

A praça pública está sempre a disposição da sociedade para passeios, encontros de grupos de jovens, além de outras programações

Rio Curú

Tudo começou com uma cacimba de areia. Na época das cheias, o açude de General Sampaio sangrou, transformando a cacimba em um rio com aproximadamente 300 metros de largura, que atualmente está coberto pelo mato.

O rio é uma das principais formas de manter a agricultura local. Hoje existem várias plantações ao redor tais como feijão, milho, mamão e outros produtos agrícolas, além da pesca, que trouxe muitos peixes para a alimentação da comunidade. O rio também serve de lazer para a criançada que se divertem tomando banho.

Praça Lauriston Ferreira Gomes

A Praça, construída na década de 90, foi nomeada de Lauriston Ferreira Gomes em homenagem a esse homem por ter contribuído muito no desenvolvimento de Apuiarés na década de 20. A Praça é localizada na Avenida Gomes da Silva s/n.

Igreja Matriz São Sebastião

Em 1869, o Bispo da Diocese Dom Luis Antônio dos Santos anuncia que Jacu (antigo nome) passaria a ser capela, sendo que esta foi construída no ano de 1853. Em 02 de fevereiro de 1946 passou a ser Paróquia, pelo Decreto de Nº 32, conferido pelo Arcebispo de Fortaleza.

A Paróquia de São Sebastião está situada a Rua 25 de janeiro, 381 – Centro e tem como padroeiro o santo São Sebastião. Seus festejos acontecem de 10 a 20 de janeiro. A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada entre os dias 05 a 15 de agosto. Temos como pároco atual o padre Antônio Simplício de Andrade e Vigário Paroquial, Padre Antônio Soares Moura ( Cesanildo).

Praça São Sebastião

A Praça de São Sebastião, localizada na Avenida Gomes da Silva s/n, foi a primeira praça a ser construída em Apuiarés.

A Praça oferece uma televisão comunitária que atrai grande parte da comunidade ao local.



Fonte: Prefitura Municipal de Apuiarés

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001