31 de março de 2009 às 11h34m
Conheça um pouco mais de Orós

Denominação: Proveniente da denominação de pequeno arbusto que serve de alimentação para o gado, pertence à família das paseolas penduras.

Conheça o Município

CEP
63.520-000

Distância de Fortaleza
354,1km, aproximadamente 5h10min

Vias de acesso
BR-116/CE-282/153

Região Administrativa
16

Localização
microrregião de Iguatu

Data da criação
15/09/1956

Gentílico
Oroense

Área
576,27km²

Clima
temperatura máxima 35ºC e mínima de 25ºC (médias)

Precipitação Pluviométrica
784,8 mm (média dos últimos 30 anos)

Recursos Hídricos
açude Orós e rio Jaguaribe

População
21.268 (IBGE 2007)


Padroeira
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Pontos Turistícos



Sangradouro

Com certeza a engenheria mais deslubrante da cidade, o sangradouro encanta pela sua grandiosidade. Sua função é escoar a água quando o açude está na sua capacidade máxima, evitando que a mesma venha passar sobre a parede. Duarante sua última sangria, em 5 de fevereiro de 2004, onde pôde exibir toda sua beleza, atraiu inúmeros turistas e jornalistas de diversas localidades do Brasil, deixando na mente de todos recordações que poucas engenharias criadas pela ação humana em comunhão com a natureza pode propiciar.

Balcão dos pescadores

Localizado as margens do Açude Orós, o Balcão funciona como ponto de exportação de peixes e camarão. Ao seu redor encontra-se vários restaurantes bastante frequentados pelos turistas, cujo principal prato é o peixe.

Tuninho

Devido a vazão da água da válvula aos agricultores, criou-se em seu trajeto um longo canal de paisagens rochosas e naturais que revelou grandes pontos de diversão. O "tuninho", uma dessas belezas, foi assim batizado pela população por causa do túnel cravado na rocha na época da construção do canal. O local é um ótimo lugar para banho.

Juscelino Kubitschek

Estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek, localizada na parede do açude no qual foi fundador.

Correntezinha

Espaço que oferece banho, serviço de bar, além de uma bela paisagem natural.

Açude Orós

Um dos maiores espelhos d’água do mundo e o maior e mais importante açude do Ceará por várias décadas. O Açude Orós guarda em sua parede a estátua de seu criador, o ex presidente Juscelino Kubitschek. A estátua, feita de bronze e outros metais, atrai anualmente turistas de diversas regiões e encanta a todos pelo seu imenso valor histórico.

Válvula

Cosntruida para transportar água do Açude Orós aos agricultores que se encontram mais distantes de sua margem. A vávula se tornou um dos grandes pontos de visitação turística da cidade, principalmente pelo tamanho e beleza de sua vazão, oferecendo banho e lazer aos visitantes.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001