22 de março de 2009 às 10h11m
Espetáculos da Paixão emocionam o Ceará

A cada ano, companhias teatrais do Ceará montam espetáculos da Paixão de Cristo durante a Semana Santa e incentivam o turismo nas praias e no interior do Estado


O turismo religioso vem ganhando novos adeptos no Ceará. São pessoas interessadas em manifestar sua fé e desfrutar das belezas naturais do destino visitado.

Atualmente, o turismo religioso se apresenta como um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Embratur, existem cerca de 15 milhões de brasileiros viajando anualmente em busca de lugares, templos e manifestações religiosas por todo o mundo.

Pensando neste público interessado no turismo religioso, as cidades cearenses vêm montando espetáculos da Paixão de Cristo no período da Semana Santa. Algumas dessas montagens ganharam grande repercussão e foram incluídas no calendário turístico e cultural do Estado.

Os espetáculos da Paixão de Cristo que mais têm se destacado no Ceará são ricamente encenados nas cidades de Pacatuba, Juazeiro do Norte, Quixeré e nas cidades litorâneas de Aracati e Paracuru.

Com muita devoção e realismo, os atores e figurantes contam com fervor a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo em espetáculos de grande beleza cênica e muita emoção. Uma das mais tradicionais e concorridas representações da Paixão de Cristo no Ceará acontece na cidade de Pacatuba, reunindo um público de aproximadamente 15 mil pessoas, por noite. Devido ao espetáculo, a cidade foi reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do Estado do Ceará. Este ano, a montagem da Paixão em Pacatuba chega à 35ª edição.

Juazeiro do Norte, a terra do padre Cícero, presenteia os fiéis e milhares de romeiros que visitam o município do Cariri, durante a Semana Santa, com o espetáculo da Paixão de Cristo, há 27 anos. O espetáculo é apresentado na Colina do Horto. E este ano será encenado, também, no Complexo do Romeiro.

A montagem da Paixão em Aracati, no litoral Leste, homenageará este ano o centenário de nascimento de Patativa do Assaré. O espetáculo sacro, que tem como cenário as ruas centenárias de Aracati, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne elementos do folclore nordestino.

No litoral Oeste, a encenação da Paixão de Cristo se destaca em Paracuru. Na tradicional Sexta-feira da Paixão, o espetáculo é apresentado no adro da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Já em Quixeré, na Chapada do Apodi, o espetáculo é montado há 21 anos e envolve um elenco de 245 pessoas do município.
Fonte: Diario on line

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001