14 de março de 2009 às 05h03m
Jovens empreendedores se reúnem para fortalecer ações sociais*

Um total de 250 jovens cearenses de 38 escolas da rede estadual de ensino participarão do evento.

Um total de 250 jovens cearenses de 38 escolas da rede estadual de ensino participa neste sábado e domingo, dias 14 e 15, do maior encontro de agentes de mudança social de sua história no Brasil. O evento acontece a partir das 8 horas, no Centro de Desenvolvimento Educacional do Colégio 7 de Setembro (rua Beatriz Calisto, 305 -Maracanaú ). A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), no âmbito do projeto e-Jovem, e a Ashoka Empreendedores Sociais, através do Programa de Juventude Geração MudaMundo (GMM).

 

O encontro visa integrar os participantes do projeto E-Jovem, módulo de empreendedorismo social, que criam e lideram seus próprios empreendimentos sociais, num espaço de troca de experiências, fomento e fortalecimento do conceito de empreendedorismo social e integração da rede de jovens agentes de transformação social. A programação inclui atividades como mesas de discussão, espaços culturais e debates temáticos.

 

Com a proporção inédita do programa, o Brasil, e especialmente o Ceará, ganham amplo destaque, sendo o país e estado que, dentro da iniciativa global, proporcionam a maior multiplicação de projetos e inspiram o movimento em todo o mundo, emplacando mais de 700 empreendimentos sociais no Brasil, sendo 500 somente no Ceará.

 

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes são variados, voltados exclusivamente para empreendedorismo social e geradores de impactos duradouros em suas comunidades. Eles abrangem temáticas como preservação ambiental, elaboração de jornais escolares, reciclagem, preservação de doenças, entre outros.

 

A parceria entre a Seduc e a Ashoka é uma cooperação técnica em fase de projeto-piloto que procura promover a educação e o fomento ao empreendedorismo social juvenil no Estado do Ceará, estimulando uma nova cultura de inclusão e valorização da juventude como agente de transformação social.

 

Com essa iniciativa, mais de 150 projetos sociais de jovens cearenses recebem apoio financeiro, proveniente do Governo do Estado, e pedagógico, fornecido pelo Programa Geração MudaMundo. Esses apoios chegam em forma de capacitação em planejamento e administração para que os jovens desenvolvam plenamente seus projetos, e adquiram uma formação integral de diversas competências e habilidades que irão contribuir também no desenvolvimento de seus projetos de vida.

 

O projeto E-Jovem faz parte do plano integrado de educação profissional do Estado do Ceará e foi criado com o objetivo de atender às necessidades e anseios dos jovens do ensino médio e egressos, facilitando a inserção destes jovens no mercado de trabalho.

 

 

Mais Informações:

 

Assessoria de Comunicação: 3101-3972 / 8845.5185

 

Jacqueline Cavalcante – _jacquelinec@seduc.ce.gov.br <mailto:jacquelinec@seduc.ce.gov.br>_



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001