11 de março de 2009 às 10h01m
Capacitação para o turismo em Fortaleza é destaque em feira na Alemanha

Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB) acontece de 10 a 15 de março.


A Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR) terá uma importante participação, nesta sexta-feira (13 de março), durante a Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB), que acontece de 10 a 15 de março, na Alemanha. A ITB de Berlim é uma das maiores feiras de turismo do mundo. Na ocasião, a coordenadora de Desenvolvimento Turístico da Setfor, Josenira Pedrosa, fará a apresentação dos resultados obtidos pelo Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Setfor e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O Projeto faz parte do programa Turismo Sustentável & Infância (TSI), do MTur.

Convidada pelo Ministério do Turismo, Josenira Pedrosa apresentará na reunião do grupo Força Tarefa (Task Force), da Organização Mundial do Turismo (OIT), os resultados obtidos com o programa que acolheu jovens com idade entre 16 e 26 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o Secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu “esse projeto tem o mérito de identificar jovens em situação de risco social e trabalhar o conjunto família e jovem, restaurando sua auto-estima, recuperando a unidade familiar, treinando o jovem para uma capacitação profissional e incluindo-o no mercado de trabalho”, explicou.

O foco do projeto é o enfrentamento à exploração do turismo sexual de crianças e adolescentes, atuando, principalmente, na área da empregabilidade dos 340 jovens que finalizaram a qualificação. Esses jovens, capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão aptos a exercer atividades como recepcionista de hotel, camareira, cumim, ajudante de cozinha, promotor de vendas para hotéis, assistente de produção de eventos e recepcionista. “Conseguimos 20% de empregabilidade para esses jovens”, afirma a coordenadora da Setfor.

Josenira Pedrosa viaja acompanhada pela Coordenadora Geral do programa Turismo Sustentável e Infância, do MTur, Elisabeth Bahia, que compõe o grupo que participará da apresentação do projeto, executado pela Setfor.


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001