10 de março de 2009 às 13h49m
Órgãos do governo discutem ações contra o desmatamento

Fiscalização na Amazônia é questão central em reunião. Ações sociais para criar alternativas também serão debatidas.

Órgãos do governo envolvidos no combate ao desmatamento da Amazônia reúnem-se nesta terça-feira (10) para definir suas ações durante 2009.

Participam do planejamento os ministérios do Meio Ambiente, e do Trabalho e Emprego, Exército Brasileiro, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Serviço Florestal Brasileiro, as Polícias Federal e a Rodoviária Federal. Também participam os comandos das polícias dos estados da Amazônia Legal e as secretarias estaduais de Meio Ambiente.

Segundo nota do Ibama, que sedia a reunião, o encontro deve servir para definir as ações de fiscalização e controle, dentro das diretrizes estipuladas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). O plano foi elaborado e é executado por 14 ministérios e pela Casa Civil da Presidência da República.

Uma das questões a serem definidas é a localização das bases operativas da fiscalização federal, o orçamento, as prioridades e as metas das operações, considerando que houve redução no ritmo do desmatamento na região.

Segundo o Ibama devem ser discutidas também medidas sociais nos lugares que têm dependência econômica de atividades ligadas ao desmatamento, para compensar o postos de trabalho extintos pela fiscalização.

 


Fonte: globo.com

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001