10 de março de 2009
STDS reforça o artesanato e capacita jovens e trabalhadores no Cariri

O Governador Cid Gomes e a Secretária Fátima Catunda levam para osmunicípios do interior os Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades,beneficiando mais 625 jovens cearenses.

As carrancas, cerâmicas, esculturas em madeira e os artigos de renda, arte típica da região do Cariri, ganham novos reforços. A ação do governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, leva investimentos de R$ 750 mil para capacitação profissional de 5.400 artesãos e para o fomento do micro e pequeno empreendedor local.

Os recursos foram celebrados na manhã de ontem, durante o Governo na Minha Cidade, quando o Governador Cid Gomes e a Secretária Fátima Catunda assinam, com a prefeitura de Barro, Termo de Adesão para instalação do Centro de Referência em Artesanato do Cariri.

O Cariri é um dos expoentes do artesanato cearense. O Centro de Referência (C.R.) visa a fortalecer o trabalho artesanal dos 29 municípios
da região, desenvolvendo e difundindo a cultura local. Para tanto, no C.R. serão desenvolvidas ações para adequação e melhoria da produção do Cariri, além de consultorias para organização de grupos produtivos, realização de eventos para exposição e comercialização.


CENTRAL FÁCIL

Na oportunidade, a Secretária Fátima Catunda assinou, ainda em Barro, ordem de serviço para a reforma da Central Fácil de Juazeiro do Norte. A reforma está orçada no valor de R$ 28 mil e vai possibilitar atendimento personalizado e integrado aos micro e pequenos empreendedores da região que procuram auxílio para a regulamentação de seus negócios.

A Central Fácil de Juazeiro do Norte funciona desde junho de 2006, contabilizando até janeiro de 2009, a legalização de 2.576 empresas com 20.242 atendimentos realizados. A nova estrutura possibilita um atendimento personalizado e integrado àqueles que buscam seus serviços, dispondo de um auditório para a realização de treinamentos gerenciais gratuitos, consultorias preventivas e corretivas.


TAMBORIL E SOLONÓPOLE

Em continuidade às ações levadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do governo na minha Cidade, a STDS amplia
as ações do Projeto Primeiro Passo e do Criando Oportunidades e beneficia mais 625 jovens trabalhadores. Ainda no Governo Itinerante, nos municípios de Tamboril e Solonópole, foram assinados os Termos de Adesão de curso profissionalizante para 300 jovens do Primeiro Passo, na linha Jovem Bolsista, e outros 325 trabalhadores atendidos pelo Criando Oportunidades. 

Os cursos de ambos os Projetos são ofertados de acordo com as demandas de cada município, seguindo as necessidades locais, e gerenciados pela STDS em parceria com a Prefeitura. As cidades contempladas são Tamboril, Barro, Solonópole, Mauriti, Catunda, Crateús, Ipueiras, Nova Russas, Ipaporanga, Tauá, Missão Velha, Aurora, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Boa Viagem, Canindé, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro e Milagres.


Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Fone: 3101.4599 / 2089
Cel: 8878.8510 / 9987.0400
Redação: Vinícius Augusto
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001