09 de março de 2009 às 04h09m
STDS: Secretária Fátima Catunda anuncia reestruturação dos ABCs

Reaparelhamento de Informática - Durante solenidade, Secretária Fátima Catunda anunciou reestruturação dos ABCs, que passarão a se chamar CITS


Na manhã da última sexta-feira, 6, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, anunciou a reestruturação dos ABCs, que passarão a se chamar Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) e terão as atividades ampliadas. As 8 unidades que farão parte de um projeto piloto de inclusão e capacitação tecnológica são os ABCs Lagamar, Mucuripe, São Bernardo, Goiabeiras, Conjunto Ceará, Parque São José, José Walter e Jangurussu.


Durante solenidade de Reaparelhamento de Informática, de 18 ABCs e 10 Centros Comunitários, realizada no ABC João XXIII, a Secretária falou sobre a necessidade de discutir um novo projeto pedagógico para fortalecer as unidades, que foram criadas em 1992, durante a gestão Ciro Gomes, quando Fátima Catunda também era a titular da pasta da Ação Social.


Sempre com foco na capacitação, o Governo do Estado, através da STDS, entregou ao ABC João XXIII, 6 dos 137 computadores completos que
beneficiarão uma média de 2.200 jovens, na faixa etária de 16 a 18 anos, a cada dois meses, através de cursos de iniciação à informática. O primeiro curso começa já na segunda quinzena de março. Também foram entregues dois carros, sendo um para o Projeto Criança Fora da Rua, Dentro da Escola e outro para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).


Os recursos para a compra dos equipamentos de informática e dos carros são resultado de emenda parlamentar da bancada cearense no Senado, tendo à frente a Senadora Patrícia Saboya que aproveitou a ocasião para parabenizar a STDS pelo compromisso com as crianças e com as mulheres. Patrícia afirmou, ainda, que a entrega dos computadores é uma obrigação sua como Senadora da República. Os ABCs e Centros Comunitários atendem, prioritariamente, beneficiários do programa Bolsa-Família, que estejam freqüentando a escola pública ou jovens que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.


Projeto Aprender, Brincar e Crescer - ABCs

O Projeto Aprender, Brincar e Crescer - ABC - é um dos instrumentos da STDS que proporciona serviços socioassistenciais de caráter preventivo e funciona para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os ABCs têm por objetivo fortalecer a cidadania do público em situação de vulnerabilidade social, através de atividades sócio-pedagógicas, esportivas, culturais e de lazer. As ações estão definidas nos seguintes eixos estratégicos: Esporte, Alimentação e Nutrição, Incentivo à Escolaridade, Arte e Cultura, Educação Profissional, Família, Participação Social.


Os ABCs funcionam em dois turnos, prioritariamente, manhã e tarde, para melhor atender a faixa-etária prevista, como forma de complementar as atividades escolares. São 18 unidades, em Fortaleza e Caucaia, atendendo 8.400 crianças, adolescentes e jovens. As unidades promovem oficinas de vivências, cursos de iniciação profissional, campanhas, torneios, campeonatos, feiras culturais e científicas, comemorações, festivais, grupos de estudo, palestras educativas, reuniões sistemáticas de interesse das famílias, entre outras atividades.

Centros Comunitários

Os Centros Comunitários prestam serviços à população de baixa renda onde são desenvolvidos programas e projetos na área do trabalho e da ação social. As 10 unidades funcionam na capital, nos turnos manhã e tarde e atendem uma média de 7.800 pessoas. Entre suas principais atividades destacam-se: grupos de convivência para idosos, grupos de adolescentes gestantes, grupos produtivos/artesanais, cursos de qualificação profissional, expedição de documentos básicos, assessoramento às organizações sociais e entidades comunitárias.

 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Fone: 3101.4599 / 2089
Cel: 8878.8510 / 9987.0400
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Redação: Keiliane Gomes



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001