06 de março de 2009
Currículo que traz resultados ganha preferência na corrida pela vaga

Candidato deve mostrar ganhos que trabalho trouxe para a empresa. Colocar resultados é como jogar uma 'isca' para chegar à entrevista

Em meio à enxurrada de currículos que os selecionadores recebem diariamente, saem na frente, segundo consultores, os candidatos que colocam os resultados obtidos nos empregos, e não apenas os cargos exercidos, as atividades desempenhadas e o período trabalhado.
Não adianta colocar o que fez. Tem que dizer o impacto que isso trouxe para a empresa e mostrar que você é uma pessoa que sempre busca resultado", diz Claudia Monari, consultora de carreira da empresa de recursos humanos Career Center.

'Isca'

Segundo ela, colocar os resultados, de preferência citando números, é como jogar uma "isca" para chegar à entrevista.

"Mas não podem ser colocadas informações falsas", alerta. E enfatiza: “Se não colocar os resultados, o candidato pode ser preterido por outro que colocou”. 

Como exemplos de resultados ela cita redução de custos, aumento de vendas ou da produtividade, implantação de projetos e sistemas, projetos que aumentaram a participação da empresa no mercado, aumento na carteira de clientes, do lucro ou da visibilidade da empresa no mercado.

“Um atendente de call center, por exemplo, pode mensurar de quantas ligações atendidas ou feitas ele obteve resultados positivos para o cliente ou para a empresa”, exemplifica.

Ela salienta que o profissional deve medir seu desempenho e contabilizar os resultados obtidos enquanto ainda está no emprego e anotar tudo para não esquecer. Além disso, o currículo deve estar sempre atualizado porque ele poderá ser necessário a qualquer momento. 

Feedback

Camila Mariano, gerente de atendimento da Catho, diz que é importante o funcionário pedir sempre feedback para o gestor do seu departamento para saber como seu trabalho está influenciando nos resultados da empresa.

Segundo Camila, as avaliações de desempenho são outra forma de o funcionário saber os resultados que ele conseguiu na empresa.

Para a consultora, o profissional que coloca os resultados no currículo se mostra cuidadoso com a própria imagem, focado e competitivo.

E, se o profissional se lembrar apenas dos resultados no último emprego não há problema. “Como o currículo é cronológico, o último emprego é o que aparece primeiro mesmo”, diz Camila.


Fonte: globo.com

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001