02 de março de 2009 às 09h58m
TV União é a única emissora do Ceará com sinal em outros estados do País

Emissora cearense cobre 90 cidades de quinze estados brasileiros

José Alberto Bardawil, Presidente da Rede União de rádio e televisão
Crédito: FELIPE M. PALHANO / O ESTADO

Com a saída do sinal via satélite da TV Diário, a TV União, pertencente à Rede União de Rádio e Televisão, tornou-se a única emissora do Ceará a transmitir uma programação regional para outros estados do Brasil. Ao todo, a programação da TV União pode ser assistida pelo canal aberto em 15 estados brasileiros, cobrindo cerca de 90 cidades. Além do território nacional, o sinal da emissora pode ser captado, através de antena parabólica, nas três Américas (Sul, Central e Norte), Europa e parte do continente africano.

José Alberto Bardawil, empresário e presidente da Rede União de Rádio e Televisão, relatou que a TV União é uma emissora voltada para o público jovem e líder de audiência no segmento. Segundo ele, com a TV Diário transmitindo apenas para o Ceará, a TV União tentará angariar a audiência em cidades que a emissora do Grupo Verdes Mares de Comunicação cobria.

Para isso, Bardawil revelou que algumas mudanças poderão ser feitas para que a TV União possa crescer em outros estados. De acordo com ele, está sendo estuda a possibilidade de produzir programas mais regionais para destacar os artistas e profissionais locais. Com isso, a grade de programação poderá sofrer algumas modificações, com a inclusão de atrações voltadas para a cultura nordestina.

» Estilo jornalístico. De acordo com o empresário, o segmento jornalístico da TV União é considerado inovador, criativo e diferenciado. É um jornalismo que está inserido na programação da TV União, com o objetivo de fornecer ao telespectador informações de uma forma dinâmica. Atualmente, o jornalismo da emissora pode ser verificado no programa News, nas enquetes e no Programa Contexto Geral.

» Histórico da “Jovem de cara e de coração”. A TV União entrou no ar em agosto de 1988, como afiliada à Rede Bandeirantes, na cidade de Rio Branco, no Acre. Em 1990, a emissora instalou sete retransmissoras como afiliadas à Bandeirantes nos principais municípios do estado.

Em 2002, a TV União deixou a Bandeirantes e chegou a Fortaleza com o objetivo de informar, educar e entreter o público jovem, passando a operar como emissora independente. A partir disso, a emissora começou a participar dos processos de licitação de canais de Rádio e Televisão, que o Ministério das Comunicações realizava em todo o País.

Há sete anos em Fortaleza, a TV União se desenvolveu e, atualmente, conta com emissoras próprias em Brasília (DF) canal 56 UHF, Rio Branco canal 13 VHF e parceiros em outros estados no Brasil para retransmissão em canal aberto.



Fonte: Jornal O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001