21 de fevereiro de 2009 às 18h20m
Conheça Guramiranga

Clima serrano para curtir um final de semana tranquilo e agradável com a família



Tempo estimado de viagem: 1h33min
Vias de acesso:
CE 060 / Fortaleza-Pacatuba-Guaiuba-Acarape-Redenção-Aracoiaba-Baturité-Guaramiranga
(distância total de 110km) e CE 065 / Fortaleza-Maranguape-Palmácia-Pacoti-Guaramiranga
(distância total de 92km)
Região administrativa: 8
Localização: microrregião de Baturité
Geral: Guaramiranga está situada a 110km de Fortaleza, a uma altitude de 865m. Considerada como um dos locais mais belos do Ceará, é dona de uma população acolhedora, de destacados dons artísticos, culturais e atrativos naturais. É o local ideal
para um convívio mas próximo à natureza.

Turismo Religioso
As Igrejas Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade) e Nossa Senhora de Lourdes, a Capela da Gruta, o Convento dos Padres Capuchinhos, que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada, são pontos importantes a serem visitados.

Atrativos Naturais
A própria serra de Guaramiranga já é um atrativo natural. De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto", ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude. Do Pico, pode-se avistar boa parte do sertão cearense, em meio à verde vegetação das serras do entorno, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto.

As flores que fazem o cenário de Guaramiranga também podem ser consideradas atrativos naturais. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Além disso, ainda existem o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu.

PONTOS TURÍSTICOS

Pico Alto

O Pico Alto é o segundo ponto mais elevado do Ceará, com 1.115 metros de altitude. A temperatura no local varia entre 12ºC e 15ºC.









Convento dos Capuchinhos

Época de Construção – por volta de 1932
Localização – Morro do Convento

Na década de 30, missionários Capuchinhos vindos da Itália instalaram-se na serra e construíram um sólido e bonito convento ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e implantaram a ordem presente até os dias atuais, sob a liderança de freis brasileiros.
Internamente se vislumbra um espaço interessantemente protegido por arcadas, cabendo à fachada uma nudez literalmente Franciscana.
Atualmente boa parte das alas é destinada à recepção de hóspedes.


Fonte: APRECE

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001