11 de fevereiro de 2009 às 09h32m
Fórum elaborará junto à sociedade civil organizada plano habitacional para o Centro

Serão realizados o I Fórum e Oficinas do Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza.

Hoje (11) e amanhã (12), sempre das 17 às 21h, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará – CREA/ CE, serão realizados o I Fórum e Oficinas do Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza.

 

Durante os dois dias de evento, será apresentado e discutido Plano Preliminar que apontará setores estratégicos de intervenção para atuação na área central e apresentará potenciais programas habitacionais, através da participação da população que trabalha, mora ou é interessada em morar no Centro, associações ligadas à luta por moradia, profissionais interessados e diferentes órgãos municipais. Após debates e consolidação de intervenções, será estabelecido diagnostico definitivo.

 

As contribuições deste primeiro fórum serão incluídas na elaboração do Plano Habitacional que será apresentado em segundo fórum programado para abril deste ano, evento que marcará o final do processo de elaboração do Plano e o início do restabelecimento habitacional e melhoria das condições de moradia no Centro.

 

Com base no Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, do Ministério das Cidades, o Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza é financiado pela Caixa Econômica Federal e coordenado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor. O Plano deve ficar pronto até o final deste semestre.

 

 Etapas anteriores

 

Em 2007, foi contratada empresa responsável por providenciar levantamento de dados, desenvolvimento de estudos, e sistematização de contribuições dos participantes de eventos. Ao longo de 2008, foram realizados seminários temáticos com funcionários da Prefeitura e com a sociedade civil organizada, além de oficinas territoriais com comunidades.

 

As conclusões dos seminários resultaram na elaboração de diagnóstico técnico e social, documento chave para a identificação de setores de potencialidade estratégica para instalar moradia no Centro. Em janeiro último, foram realizados encontros com representantes do Plano de Metas de Fortaleza – Plamefor e do Conselho Municipal de Habitação Popular – Comhap para esclarecer sobre as próximas etapas do Plano.

 

Semana passada, foi apresentada, na Praça Ferreira, peça teatral sobre as potencialidades habitacionais do Centro, mostrando as facilidades de locomoção, o acesso a equipamentos públicos e o Sistema de Segurança que tornam vantajoso o retorno de moradores ao histórico bairro.

 

 

Serviço: Fórum elaborará junto à sociedade civil organizada plano habitacional para o Centro

Dias: amanhã (11) e quinta-feira (12)

Horário: sempre das 17 às 21h

Local: CREA

Endereço: rua Castro e Silva, 81, Centro, esquina com rua Floriano Peixoto, próximo à Catedral

 

Mais informações com a assessora de Comunicação da Habitafor, Caroliny Braga, através dos telefones 3488.3370 e 8766. 0145



Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001