10 de fevereiro de 2009 às 10h23m
Conheça Itaiçaba

Um pouco dos Pontos Turísticos de Itaiçaba

Denominações

 

A cidade de Itaiçaba chamou-se, inicialmente, de Passagem das Pedras, devido a, neste local, por onde passa o Rio Jaguaribe, ser bastante pedregoso. A nomeação Itaiçaba foi adotada no dia 20 de dezembro de 1938. O nome do município é de origem tupi e significa "Rio das Conchas".

 

Pontos Turistícos



Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem

Igreja localizada na praça Matriz, dedicada à padroeira do município. Foi capela do município até o ano de 1941, data em que foi transformada em Igreja-Matriz.

Casa da Família Costa Lima

O prédio foi construído no ano de 1886. Lá morava a família que comandou a política do município, durante alguns anos.

Salão Paroquial

O Salão Paroquial de Itaiçaba foi construído pelo Padre Marcondes Matos Cavalcante na década de 50. Na época, vigário de Jaguaruana, quando Itaiçaba ainda não tinha conseguido emancipação política. Natural de uma comunidade da cidade Alto Santo, denominada Riacho do Sangue, o padre conhecido por seu bom humor e graça, batalhou e com a ajuda da população, entre crianças e adolescentes e conseguiu levantar as paredes do salão. Ele não morava em Itaiçaba, mas visitava a cidade sempre, principalmente para acompanhar a construção do salão.

O Padre Marcondes Matos Cavalcante foi vigário de Jaguaruana durante vinte anos. Ele nasceu em 28 de julho de 1895. Seus restos mortais encontram-se no município de Russas, na comunidade de Jardim de São José, onde executou suas últimas obras antes de falecer em 1995.

Pólo de Lazer Beira Rio

O Pólo de Lazer Beira Rio é um local destinado ao lazer de visitantes e da população do município de Itaiçaba.

Recentemente, foi reformado pela prefeitura municipal, que realizou a construção de piscinas naturais, de um campo de areia destinado à prática de esportes, além de plantar coqueiros e instalar piscina artificial com tobogã para crianças. O atrativo principal do Pólo é a barragem do rio jaguaribe, que também serve como local para banho. Lá, funcionam quiosques que oferecem comidas típicas diariamente.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001