17 de dezembro de 2008
Curso de formação de soldados do Ronda começa nesta quarta (17)

Como parte do concurso público para a efetivação de dois mil policiais que atuarão no programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão será realizada, nesta quarta-feira (17/12)

    Como parte do concurso público para a efetivação de dois mil policiais que atuarão no programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão, será realizada, nesta quarta-feira (17/12), a aula inaugural do Curso de Formação de soldados. A solenidade acontece às 15 horas, no Centro de Convenções, e contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. Após concluída a capacitação os soldados serão distribuídos nos municípios com mais de 100 mil habitantes, onde o Ronda será implantado em 2009.
 
    Com o Curso de Formação, os candidatos assistirão aulas baseadas em polícias comunitárias, assim como, aulas de técnicas de mediação de conflitos, tiro defensivo, utilização de armamentos não letais e uso progressivo e legal da força. No total serão 1.020 horas de capacitação. A meta é dotar os soldados de conhecimentos práticos e teóricos suficientes para o zelo pela ordem pública. Além da formação, os candidatos passarão por avaliações – de caráter eliminatório – físicas e psicológicas. Ao final do processo, será aplicada uma prova objetiva que vai avaliar o conhecimento adquirido durante a formação.
 
    Serão 63 turmas espalhadas nas 41 unidades formadoras. Uma em Fortaleza, e as outras nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Campo Sales, Iguatu, Sobral, Tianguá, Camocim, Canindé, Itapipoca, Baturité, Crateús e Tauá. Além de representantes do Ceará, também já se classificaram para esta etapa, candidatos dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Distrito Federal.
 
    O concurso teve início no último mês de setembro. Na primeira etapa foram mais de 45 mil inscritos. O Curso de Formação é a terceira e última fase do concurso, que já contou com as etapas de prova objetiva e exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001