26 de agosto de 2008
Dicas: estude também matérias que você já domina

Concurseiros tendem a deixar de lado o conteúdo que acreditam que já sabem. Veja como não cair nesta tentação
 
    É comum que alguns concurseiros, principalmente os que já fizeram muitos concursos, caiam na tentação de deixar de estudar aquelas matérias que eles acreditam que já dominam. Mas a maioria do conteúdo das provas não deve ser somente entendido, mas também memorizado. É por isso que a repetição também ajuda no aprendizado.
 
    Assim, nos momentos em que você está pensando em deixar de lado algumas matérias, é importante que você tenha paciência e estude mais uma vez. O melhor é mesmo assumir que você não sabe o conteúdo o suficiente para passar e que estudar nunca é demais.
 
    Mas, se o seu problema for falta de tempo para rever a matéria já estudada, a dica é fazer anotações e resumos com os pontos mais importantes e os que você tem mais dificuldade. Também procure fazer mais exercícios sobre esses assuntospara não esquecer a matéria.
 
Editais e provas
 
    Na maioria das vezes, quem deixa de estudar assuntos que já viu antes, também deixa de ler algumas partes dos editais. Depois de ter lido dezenas deles, o concurseiro acredita que ´são todos iguais´ e acaba se prejudicando.
 
    Mais uma vez, seja paciente e resista à tentação, pois as bancas organizadoras podem alterar alguns itens e, por mais leves que sejam as mudanças, elas podem ser significativas e comprometer toda a sua estratégia de estudo.
 
    O momento mais perigoso de ´pular´ aquilo que você acredita que já sabe é na hora da prova. Os testes sempre trazem perguntas longas, que exigem muita atenção, mas o tempo curto faz com que o candidato acredite que já viu aquela questão antes e simplesmente pára de ler o restante do texto ou faz uma leitura menos atenta. Isso pode ser fatal para um concurseiro. O ideal é ler cada questão inteira pelo menos duas vezes com o máximo de atenção possível, afinal, sua aprovação no concurso e, conseqüentemente, a sua vida depende disso.
 
    A prática de deixar de ler ou de estudar assuntos que você acha que já domina é um vício de estudo da maior parte dos concurseiros experientes. Se você não é adepto dessa estratégia, cuidado para não cair nesse erro, que prejudica não só os seus estudos, mas também a sua motivação.
 
CUIDADOS
  1. Matérias aprendizagem também é memorização. Seja paciente e estude também as matérias que você já sabe. Se não tiver tempo, estude por seus próprios resumos e anotações e faça exercícios.
  2. Editais mesmo que você já tenha lido dezenas, é sempre bom ficar atento e ler todos os itens. Mudanças leves feitas pela banca organizadora podem ser significantes e alterar toda a sua estratégia de estudo.
  3. Provas é o momento mais perigoso para ´pular´ o que você pensa que já sabe. As provas sempre trazem questões longas que exigem o máximo de atenção. Mesmo com a sensação de já ter visto aquela pergunta antes, o ideal é fazer pelo menos duas ou três leituras atentas do texto.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001