02 de maio de 2006
TAUÁ: Cidade Digital

    O Programa Cidade Digital de Tauá, em sua fase incial de implantação, vem despertando a atenção da população local e estadual pelo seu pioneirismo na Região Nordeste. Com um conjunto integrado de projetos e investimentos, a Cidade Digital prevê desde o acesso grátis à internet ao sistema de teleconferência.
 
    Segundo o Secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do Município, Prof. João Álcimo Viana, durante os meses de maio e junho a Prefeitura estará promovendo um amplo programa de capacitação, incluindo professores, alunos, servidores municipais e agentes digitais. A partir do mês de junlho, todo o complexo digital estará inteiramente disponível aos tauaenses. Segundo a Prefeita Patrícia Aguiar, "a concretização de tão importante programa se deu graças a uma parceria firmada entre Prefeitura de Tauá e Ministério das Comunicações".
 
Outras Informações:
 
Cidade Digital
 
    O Programa Cidade Digital de Tauá envolve a combinação alfabetização digital e acesso grátis a computadores com conexão Banda Larga à Internet.
 
    Pretende-se fortalecer a capacidade de novos incluídos digitais para melhorar sua vida, tendo o Município de Tauá como referência em inclusão digital.
 
    O processo de modernização prevê além de avançada rede física, software de gestão integrados baseados no sistema operacional LINUX, capacitação de pessoal, serviços técnicos especializados e melhoria do ambiente de trabalho.
 
A Cidade Digital de Tauá conta com a seguinte estrutura:
 
1. Provedor Público Municipal de Internet (taua.ce)
 
    A Prefeitura Municipal de Tauá mantém um provedor de acesso à internet, em sistema de banda larga, promovendo a inclusão digital de organizações governamentais e não governamentais e de cidadãos(ãs) do Município.
 
2. CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO MINISTRO EUNÍCIO OLIVEIRA
 
    Trata-se da estrutura física principal do Programa Cidade Digital (situada à Av. Abigail Cidrão, S/N), na qual está instalada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Empreendedorismo (SEDETE), 1 Centro de Capacitação Tecnológica (Telecentro) e 1 Sala de Videoconferência e Formação a Distância.
 
3. SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA E FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISADOR JOAQUIM DE CASTRO FEITOSA
 
    Um ambiente com avançados recursos multimídia, com capacidade para 50 pessoas, possibilitando o rompimento de barreiras geográficas. Possibilitando palestras, cursos e outros eventos acontecerem a distância, e a transmissão de eventos ao vivo de qualquer lugar do mundo.
 
4. CENTRO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA GRACI AGUIAR
 
    Trata-se de um espaço com 20 computadores conectados à internet, utilizado para capacitação tecnológica de servidores públicos, estudantes, profissionais liberais e a população de modo geral. Além disso, são disponibilizados serviços de livre acesso à internet, webcam, solução de voz com skipe (audioconferência), dentre outros.
 
5. INTRANET (ESPAÇO DO SERVIDOR)
 
    Trata-se de um sistema interno de informações, que pode ser acessado via internet, permitindo conectar entre si os diferentes órgãos e setores da Administração Municipal, aumentando, assim, o tempo produtivo, a agilidade nos processos e a melhoria na qualidade dos serviços.
 
6. CCT’s ESCOLARES
 
    Estão sendo instalados Centros de Capacitação Tecnológica nas escolas públicas municipais, facilitando, desta forma, o contato da comunidade escolar e dos cidadãos(ãs) em geral com a tecnológica da informação e da comunicação e com uma maior variedade de qualidade de capacitação. Deste modo, está sendo promovida a melhoria da qualidade do ensino e da força produtiva do Município.
 
7. AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DIGITAL (ACS DIGITAL)
 
    A informatização da coleta torna os dados mais confiáveis, otimizando tempo no registro das informações e melhorando a capacidade de ação do Município frente às questões mais urgentes, como a saúde pública e integrando o Programa de Agentes Comunitários de Saúde ao Sistema de Informação e Atenção Básica (SIAB). Ressalte-se que cada agente de saúde de Tauá (110 ao todo) foi contemplado com um palm top para a informatização de seus trabalhos.
 
8. QUIOSQUES DIGITAIS
 
    Serão instalados 4 quiosques digitais – cada qual com
4 terminais de computadores – em pontos estratégicos da cidade de Tauá, nos quais as pessoas terão o direito de acessar a internet, possibilitando a inclusão digital em maior escala. Os quiosques funcionarão na Estação Rodoviária, na Praça Capitão Cito, no Campus da Universidade Estadual do Ceará
(CECITEC) e na Escola Fundamental Júlio Rego (no Centro Comercial de Tauá).
 
 
Fonte: www.taua.ce.gov.br  (Álcimo Viana)

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001