04 de novembro de 2008
EUA iniciam votação que definirá próximo presidente do país

AP e Reuters/Fotomontagem UOL    Algumas cidades na costa leste dos Estados Unidos abriram suas urnas às 5h (8h no horário de Brasília) para a votação que definirá o próximo presidente dos Estados Unidos. O início oficial da votação aconteceu na madrugada desta terça-feira, na cidade de Dixville Notch, no Estado de New Hampshire.
 
    Os horários de votação variam em cada Estado, que administra independentemente a eleição, mas a maioria dos colégios eleitorais da costa leste dos Estados Unidos deve abrir as portas entre 8h e 10h (no horário de Brasília).
 
    Assim, os eleitores de Vermont, Kentucky, Connecticut, Maine, Nova Jersey, Nova York e Virgínia já podem ir às urnas para escolher não apenas entre os presidenciáveis Barack Obama e John McCain, mas entre candidatos à Câmara dos Deputados, 35 cadeiras no Senado e cerca de 150 referendos.
 
    O restante dos EUA deve começar a votar entre as 11h e 13h (no horário de Brasília), seguidos pelo Alasca e o Havaí.
 
    As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 21h (no horário de Brasília).
 
Tradição
 
    Seguindo a tradição eleitoral americana, a cidade de Dixville Notch, no Estado de New Hampshire, foi a primeira a votar no dia da eleição presidencial dos EUA. O candidato democrata levou 15 dos 21 votos de eleitores registrados na cidade.
 
    Uma das menores do país em número de eleitores --entre seus 75 habitantes--, Dixville Notch abriu suas urnas pouco após a meia noite. Poucas horas depois, a urna foi fechada, e o resultado, proclamado. O republicano John McCain levou os outros seis votos possíveis.
 
    De acordo com a CNN, é tradição desde 1960 a cidade ser a primeira a abrir suas urnas nas eleições presidenciais.
 
    O resultado favorável a um democrata chegou até a surpreender. O último democrata que recebeu mais votos na cidade foi de Hubert Humphrey sobre o republicano Richard Nixon, em 1968. Em 2000 e 2004, o atual presidente, George W. Bush levou a maioria dos votos: 21 e 19, respectivamente.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001