07 de agosto de 2008
DNOCS mostrará suas ações em evento internacional na Espanha

    O tema “DNOCS – 100 anos construindo a segurança hídrica no Semi-Árido Brasileiro” vai ser apresentado pelo diretor-geral do Departamento, Elias Fernandes, na próxima terça-feira, dia 12 de agosto,  na Expo 2008, um evento de repercussão internacional que está sendo realizado na cidade espanhola de Zaragoza e onde participam mais de cem países.
 
    Na apresentação -  que marca o início das comemorações alusivas ao centenário desta instituição brasileira – Elias Fernandes fará na “Tribuna da Água” uma abordagem em texto e vídeo sobre o imenso acervo das atividades desenvolvidas pelo DNOCS desde 1909, data de sua fundação, até os dias atuais. como a construção de barragens  e de toda uma infra-estrutura hídrica de sustentabilidade da região, os projetos de irrigação, os estudos e as pesquisas no campo da aquicultura, o abastecimento de cidades, as novas tecnologias de combate à desertificação, a preservação da biodiversidade dos mananciais hídricos, a formação de comissões gestoras dos açudes e outras ações desenvolvidas.
 
    O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, hoje vinculado ao Ministério da Integração Nacional, se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no semi-árido brasileiro. Foi o pioneiro a estudar a problemática da região. De 1909 até 1959, foi, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras na região. Fez de Tudo. Construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, escolas, hospitais,  e campos de pouso. Implantou redes de energia elétrica e telegráficas, usinas hidrelétricas e foi até aquele período o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas cíclicas secas que assolam o Nordeste.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001