08 de julho de 2008
Setur promove o Ceará em Portugal

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), realiza, neste mês de julho, eventos para promover o Ceará como destino turístico, em Portugal. O mercado português é o segundo principal emissor de turistas estrangeiros para o Ceará com 11,4% do total de visitantes, conforme dados registrados na pesquisa sobre o perfil do turista, encomendada pela Setur para o período da alta estação de dezembro 2007 a janeiro de 2008. Os eventos serão realizados no Porto, dia 08/07, e em Lisboa, dia 10/07.
 
    Na cidade do Porto, acontecerá um workshop de capacitação para agentes e operadores de viagem portugueses, em parceria com a companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses (TAP). O evento acontecerá no Hotel Porto Palácio, das 11 horas às 16 horas. A expectativa é reunir, aproximadamente, 70 convidados. Na ocasião, será repassado ao público presente material informativo e promocional sobre o Ceará.
 
    Em Lisboa, o secretário Bismarck Maia receberá autoridades da Embaixada do Brasil , do trade turístico, além de convidados especiais daquele país, para o lançamento da revista de bordo da TAP - Revista UP -, cuja edição do mês de julho destaca na capa e em 32 páginas as belezas e potencialidades do Ceará. No último dia 03/07, a Secretaria do Turismo do Ceará reuniu personalidades cearenses para apresentação da revista em Fortaleza.
 
Produção da revista no Ceará
 
    A jornalista Renata Ramalho, enviada diretamente de Lisboa, esteve no Ceará conferindo vários recantos dos quatro pólos turísticos: Fortaleza, Jericoacoara, Canoa Quebrada e Cariri.
 
    Em Fortaleza, a jornalista apreciou o artesanato cearense; comprovou e aprovou as delícias de nossa gastronomia; conferiu nosso patrimônio histórico e cultural; visitou o Teatro José de Alencar, a Central de Artesanato Luíza Távora, a feira de artesanato da Beira-Mar, e elogiou a hospitalidade e alegria do povo cearense.
 
    Encantada com a paisagem deslumbrante, Renata Ramalho chegou à praia de Jericoacoara, onde aproveitou todos os minutos de sua estada. Apesar de não ter sido sua primeira visita à paradisíaca praia, ficou impressionada com a beleza do pôr do sol visto da duna. Esteve em localidades singulares como as lagoas da Tatajuba e do Paraíso, a praia do Preá e a Pedra Furada. Conferiu ainda a noite cheia de diversão, com seus os charmosos bares e restaurantes.
 
    Na atribulada agenda da jornalista, uma pausa para absorver um pouco da nossa religiosidade. Na região do Cariri, precisamente em Juazeiro do Norte, um dos principais centros de peregrinação do Brasil, Renata buscou conhecer a adoração e a fé do povo cearense em Padre Cícero Romão Batista. Visitou a imponente estátua, igrejas e museus. Ainda no Cariri, conheceu um pouco da maior formação fossilífera do mundo do período cretáceo.
 
    Na região leste do Ceará, o patrimônio arquitetônico cultural de Aracati, com destaque para seus casarios do século XVII, surpreendeu a jornalista. Foi fácil reconhecer traços marcantes da colonização portuguesa na região. Em Canoa Quebrada, saboreou frutos do mar fresquinhos e apreciou a beleza exótica do lugar. Na praia das Fontes, momento para admirar a exuberância das falésias.
 
    Durante dez dias, a jornalista participou de intensa programação no Ceará, com o apoio e assessoria de técnicos da Setur.

 
Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês Matos Walraven (carmenines@setur.ce.gov.br - 3101.4647)


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001