18 de junho de 2008
Secretário das Cidades participa de missão técnica em Portugal e na Alemanha

    O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, seguiu para Portugal, onde terá reuniões com a direção do Geopark de Naturtejo, na cidade de Castelo Branco. O objetivo da visita é conhecer a infra-estrutura e o modelo de gestão do geopark, para subsidiar os estudos de estruturação do Geopark Araripe, localizado na região do Cariri, que está prevista no projeto Cidades do Ceará. Acompanham o secretário das Cidades, o secretário adjunto do Turismo, Osterne Feitosa, a coordenadora do projeto Cidades do Ceará, Emanuela Monteiro e a consultora do Banco Mundial, Mônica Amorim.
 
    O projeto Cidades do Ceará é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que tem o objetivo de constituir um pólo estratégico de desenvolvimento na região do Cariri Central, como estratégia para combater a pobreza no estado e reduzir o desequilíbrio sócio-econômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o interior. Foram identificados como estratégicos para o desenvolvimento da economia da região do Cariri, os setores turístico e de produção de calçados.
 
    O Geopark Araripe se integra a esta estratégia por ser um projeto inovador e uma âncora decisiva ao desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de turismo do Cariri, em especial por suas componentes científica, ecológica e cultural que lhe conferem vantagens comparativas e competitivas, fundamentais ao desenvolvimento da região. Na carteira de investimento do Cidades do Ceará, estão previstos recursos para serem aplicados em estruturação física dos nove geotopes que compõe o Geopark, em capacitações e ações pedagógico-culturais, além da elaboração de planos de gestão e de marketing.
De Portugal, o secretário irá para Osnabrück, na Alemanha onde participará da 3ª Conferência Internacional de Geoparks. Na oportunidade será escolhida a sede da 4ª edição da conferência, que ocorrerá em 2010, da qual o Ceará é um dos candidatos.
 
    Na Alemanha, o secretário também visitará os institutos Fraunhofer e Max Planck, em Berlim, dois importantes centros de desenvolvimento de pesquisas científica. Além disso, também conhecerá a experiência na área de reciclagem de resíduos sólidos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Carlos Henrique (chenrique@cidades.ce.gog.br – 3101.4462)


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001