02 de abril de 2008
Tasso destaca o Ceará em Seminário do BIRD, em Moscou

    A convite do Banco Mundial, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), primeiro presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, participou esta semana, em Moscou, na Russia, de seminário sobre desenvolvimento regional. No evento, que reúne especialistas no assunto, o senador cearense falou sobre o modelo de desenvolvimento das regiões no Brasil, enfocando as experiências que vivenciou como Governador do Ceará, em três gestões, e que já foram motivo de análises do Bird, que chegou a reconhê-las em documentos internacionais como modelos.  
 
    Nesse encontro promovido pelo Bird, os conferencistas e participantes debateram, além do modelo brasileiro, outras experiências adotadas na Ásia e na Europa, que se destacaram como instrumentos de mudanças nas políticas regionais. Durante suas gestões no governo do Ceará, Tasso Jereissati teve no Banco Mundial um importante parceiro em vários programas reconhecidos pelo Bird como de grande alcance social. Foram os chamados programas de combate à pobreza, tais como o Projeto São José, cuja execução teve como base o associativismo, mediante a organização das comunidades. Eles levaram grandes benefícios às populações carentes do sertão cearense, com a implementação de projetos produtivos, e de sistemas de abastecimento de água e energia elétrica, entre outros.  
 
    Tasso Jereissati falou também de outras experiências brasileiras e alternativas examinadas pelo parlamento nacional, de cujos debates tem participado ativamente como senador e  ex-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional. É autor de várias propostas nessa área do combate à pobreza e redução das desigualdades, tendo adotado a defesa de um melhor tratamento para as regiões brasileiras menos desenvolvidas, com investimentos maciços sobretudo no Nordeste. 

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001