21 de julho de 2008
Olimpíadas Escolares do Ceará: finais começam hoje na Unifor

    Depois de percorrer o Estado em nove etapas com mais de 25 mil atletas, começam nesta segunda-feira (21) a final das Olimpíadas Escolares do Ceará 2008 que definirá os campeões que irão representar o Estado na edição nacional da competição.
 
    Com a organização das Secretarias do Esporte e da Educação do Estado e realização da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), a fase final acontecerá no Complexo Esportivo da Unifor desta segunda até a próxima sexta-feira (25), em um total de dez modalidades (Futsal, Basquete, Vôlei, Atletismo, Handebol, Judô, Karatê, Tênis de mesa, Natação e Xadrez). A grande final na Unifor reúnirá mais de 3 mil estudantes nos Subs 14 e 17.
 
    De acordo com Ferrucio Feitosa, titular da Secretaria de Esporte do Governo do Estado, o Ceará deve fazer bonito na competição nacional. 
 
    “A nossa expectativa é de que o Ceará chegue bem mais forte neste ano na fase nacional. Devemos surpreender e temos tudo para dar um salto ainda mais alto”, analisa o secretário.
 
    Nas fases regionais (Litoral Leste, Inhamuns, Litoral Oeste, Centro, Vale Jaguaribe, Cariri, Norte, Fortaleza e Ibiapaba), a competição envolveu mais de 25 mil alunos de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas do Estado. Só em Fortaleza foram mais de 6,4 mil inscritos.
 
    No ano passado, o Ceará se destacou em várias modalidades nas Olimpíadas Escolares Nacionais. Entre elas, tornou-se campeão brasileiro e sul-americano no salto em altura com Josué Lima da Costa, de Russas (que está classificado para o Mundial na China); ouro no xadrez com Brendo Rodrigues Gomes e no tênis de mesa feminino por equipes com Laís e Camila.
 
    Um dos grandes nomes para representar o Estado é a promessa no atletismo, Anderson Josué. O atleta possui hoje uma das 10 melhores marca no salto em distância do Brasil. "Comecei brincando, a querer bater recorde de pular 11 a 13 amigos sentados no recreio", disse Anderson Josué, atual campeão dos jogos escolares e 7º lugar na edição nacional de 2007.
 
    EDIÇÃO NACIONAL - Além de promover ampla mobilização da rede de ensino pública e privada, possibilitando a convivência entre os participantes na faixa etária de 12 a 17 anos, ampliando o acesso às competições de âmbito regional, estadual e nacional, as Olimpíadas Escolares do Ceará identificam talentos esportivos que irão compor a delegação do Estado na fase nacional que será realizada na categoria 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), no período de 18 a 28 de setembro, e na categoria de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB), no período de 06 a 16 de novembro.
 
PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (21)
 
ABERTURA COM TODAS AS DELEGAÇÕES
LOCAL: UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR. Estádio de Atletismo UNIFOR.
SOLENIDADE: 17:30h
 
Mais informações
Ívila Bessa - Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Estado
8732-1976 e 3101-4415

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001