17 de junho de 2008
Secel lança Programa Jogada de Mestre

    A Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (SECEL) lançou ontem, o Programa Jogada de Mestre, que pretende popularizar a prática do xadrez nas escolas municipais e centros de cidadania da Capital.
 
    O lançamento foi às 16h, na Praça do Ferreira, e contou com a presença do titular da SECEL, Roberto Gomes.
 
    Desenvolvido em parceria entre a SECEL e a Federação Cearense de Xadrez (FCX), o Programa Jogada de Mestre irá oferecer aulas gratuitas de xadrez para crianças e jovens em 34 escolas da Rede Municipal de Ensino e mais seis Centros de Cidadania de Fortaleza. A expectativa da Prefeitura é atender a mais de seis mil pessoas. Cada núcleo do programa terá quatro turmas, com 20 participantes cada. Serão ministradas duas aulas por semana, em horário oposto ao turno escolar.
 
    Um dos objetivos do programa é utilizar o xadrez como uma atividade complementar ao ensino regular. O xadrez é utilizado na educação como instrumento interdisciplinar, que auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização e raciocínio lógico.
 
    A oferta de cursos de xadrez nas escolas públicas municipais auxilia na promoção de uma educação integral. As características do jogo de xadrez, que mistura elementos de esporte, ciência e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para a solução de problemas diversos.
 
    Além dos aspectos cognitivos, o programa Jogada de Mestre pretende melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino, contribuindo no combate à evasão escolar e ampliando em 100% o tempo de permanência das crianças e jovens na escola.
 
 
Mais informações com o assessor de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer, Bruno Andrade, nos telefones 3254 5309 ou 3254 5848.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001