10 de abril de 2008
Banco do Nordeste lança financiamento à exportação para MPEs

    Incrementar a participação da micro, pequena e média empresa no volume de exportações nacional é o objetivo da mais nova linha de financiamento do Banco do Nordeste, o Cresce Nordeste Exportação. Com recursos provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, o Cresce Nordeste Exportação visa apoiar as empresas que desejem adquirir matérias-primas, insumos e mercadorias para exportação. Para ter acesso aos recursos, as empresas cadastradas e com limite de crédito aprovado no Banco devem solicitar o financiamento mediante preenchimento do formulário de proposta de financiamento disponível no site do Banco (http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Clientes/Planilhas_Formularios/docs/formulario_padrao.xls).
 
    Segundo o gerente do Ambiente de Operações de Câmbio do BNB, Ernesto Leite, o principal atrativo da nova linha de crédito são as baixas taxas de juros. “O Cresce Nordeste Exportação utiliza recursos em reais, o que libera a empresa da dependência de financiamento externo, muito volátil”, afirmou. Explica ele que, ao contrário de países como Estados Unidos, Itália e México, no Brasil as micro, pequenas e médias empresas têm participação ainda pouco expressiva no volume das exportações. “Essa nova linha de financiamento, além de incrementar os números de exportação do Nordeste,  contribuirá para a geração de emprego e renda, reduzindo a desigualdade social”, disse Ernesto.
 
    O Cresce Nordeste Exportação tem disponibilidade inicial de R$ 50 milhões em créditos para toda a área de atuação do BNB. A expectativa é atender cerca de 1.000 empresas exportadoras em toda a região Nordeste, norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
 
Taxa de juros anual do Cresce Nordeste Exportação 
 
Porte da Empresa
Com Bônus de 25%
Com Bônus de 15%
Microempresa
5,06%
5,75%
Pequena empresa
6,19%
7,01%
Média empresa
7,13%
8,08%
 
    As taxas de juros acima estão considerando um bônus de adimplemento de 25% para empreendimentos
   realizados no semi-árido, e de 15% para empreendimentos localizados fora do semi-árido, para
   financiamentos pagos em dia.
 
Mais informações podem ser obtidas no endereço www.bnb.gov.br/content/aplicacao/produtos_e_servicos/operacoes_internacionais/gerados/nordeste_exportacao.asp, em qualquer agência do BNB ou através do Cliente Consulta/Ouvidoria - 0800 728 3030 (ligação gratuita). 
 
 
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A
Ambiente de Comunicação Social
Fone: (85) 3299-3149

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001