06 de agosto de 2022 às 06h56m
Governo do Ceará entrega Centro de Referência de Assistência Social em Santana do Cariri

Após a entrega, a governadora Izolda Cela vistoriou a obra do memorial da Menina Benigna

município de Santana do Cariri, no Sul do Ceará, recebeu o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Raimundo Lopes da Cruz, na manhã desta sexta-feira (5). O equipamento, localizado no bairro Papa João Paulo II, tem quase 900 metros quadrados para atender, em média, 700 famílias. A entrega foi realizada pela governadora do Ceará, Izolda Cela; pela secretária da  Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onelia Santana; e pelo prefeito Samuel Werton.

Izolda Cela destacou o papel dos Cras, que são a porta de entrada para serviços, programas e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "Nós precisamos, no contexto que temos em nosso País, de uma política de Assistência Social cada vez mais forte. No Ceará, temos procurado fortalecer essa política. Nosso esforço é para garantir espaços melhores para os profissionais e para atender e apoiar à população que precisa dos serviços".

Os Cras atendem, prioritariamente, a população em situação de vulnerabilidade social, como idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, a exemplo do Programa Auxílio Brasil e do Cartão Mais Infância, e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A secretária Onélia Santana falou sobre como o equipamento é essencial para o trabalho da SPS no acolhimento às famílias. "O Cras é o espaço apropriado para acolher as famílias e crianças, inserindo-os em atividades culturais e esportivas. Tudo isso é o cuidar das pessoas, escutando", pontuou.

O Cras de Santana do Cariri, que teve investimento de R$ 1.369.310,62, por meio do Programa de Apoio às Reforma Sociais (Proares III), é o primeiro equipamento entregue dos 24 previstos no Proares III. Outros 23 estão em construção. As unidades foram anunciadas dentro do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social, lançado em setembro do ano passado, com a previsão de R$ 72 milhões em investimento.

Além da construção dos 24 Cras, o Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social estabeleceu a entrega de equipamentos de informática para os 396 Cras no Ceará; doação de carros para os 184 municípios, com uso exclusivo da Assistência Social; contratação de Agentes Sociais Mais Infância; criação do Big Data Social; universalização do cofinanciamento dos Cras; e o Prêmio Referência Social.

O prefeito Samuel Werton reforçou a importância do equipamento para os santanenses. "O Cras atende a quem mais precisa. Nossas equipes fazem busca ativa para que as ações cheguem às famílias".

Após a entrega do Cras, a governadora Izolda Cela vistoriou, também em Santana do Cariri, as obras do Monumento em homenagem à Menina Benigna, que será a primeira beata do Ceará e quarta do Brasil. A beatificação da mártir cearense pelo Vaticano é aguardada para o dia 24 de outubro deste ano.

"Essa obra é importante para fortalecer a presença de Santana do Cariri na rota do turismo religioso, que é dos vetores do Ceará, muito especialmente da Região do Cariri. Santana do Cariri também tem o turismo ecológico como outro potencial", afirmou Izolda Cela.

A implantação do complexo religioso em homenagem a Benigna Cardoso da Silva, no distrito de Inhumas, já alcançou 20% da execução concluída. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) supervisiona as obras, que agora está na finalização da terraplanagem das trilhas que compõem o trajeto de visitação, onde o complexo será erguido numa área de 48 mil metros quadrados. Também foram iniciadas a pavimentação das vias de acesso, passeios e estacionamento.

O santuário, quando concluído, contará com templo para celebração de missas campais, uma estátua em memória à Menina, estacionamento para motos, carros e ônibus, e jardins arborizados. O local já possui uma capela e um memorial que sempre foram visitados por milhares de pessoas em devoção à mártir. Com a estrutura ampliada, o espaço poderá receber com mais conforto e segurança as tradicionais romarias que já ocorrem na cidade pelo menos duas vezes por ano.

A governadora Izolda Cela visitou ainda a Associação Memorial de Mártir Benigna, que é um Ponto Cultural do Estado do Ceará. No local, é possível ter acesso ao acervo ligado à jovem Beningna Cardoso da Silva. Lá, é possível vivenciar parte da cultura religiosa da região e os costumes comportamentais da época em que ela viveu.

Atualmente, o local, que é uma instituição sem fins lucrativos, mantém viva a história de Benigna, e promove atividades culturais para as crianças da comunidade.


Heroína

Benigna Cardoso da Silva nasceu em Santana do Cariri, no dia 15 de outubro de 1928, vindo a falecer aos 13 anos de idade, em 24 de outubro de 1941, vítima de assassinato cometido por Raul Alves ao tentar violentá-la. A resistência da moça às agressões tornou-se símbolo da fé popular, e em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação.

Em 2019, o martírio de Benigna, aclamada como Heroína da Castidade, foi reconhecido pelo Vaticano, etapa importante para beatificar a jovem.

 

 

Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001