03 de agosto de 2022 às 07h14m
Lei aprovada cria Semana Estadual de Incentivo da Energia Eólica nas escolas

A Semana Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Eólica, instituída na rede estadual de ensino do Ceará, será celebrada sempre na primeira semana do mês de junho.

A proposta, oriunda de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa, foi sancionada no último mês de maio pela governadora Izolda Cela (sem partido).

De nº 18.082, a lei com origem no projeto n° 139/11, de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), define que a Semana Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Eólica tem como principal objetivo difundir a importância ecológica desse tipo de fonte energética junto à comunidade escolar, destacando as vantagens e benefícios, no sentido da preservação do meio ambiente. A difusão desse tipo de energia, renovável e não poluente, entre alunos da rede pública estadual de ensino, segundo o parlamentar, sedimenta junto aos estudantes a consciência ecológica da necessidade de preservação do meio-ambiente, tendo em vista a formação desses alunos a longo prazo.

Em texto enviado junto à matéria para embasar a proposta, o deputado estadual explica que a produção de energia é um dos grandes desafios do mundo atual, inclusive pelo fato de que grande parte da energia produzida no mundo é oriunda de fontes potencialmente poluentes e não renováveis, como é o caso do petróleo. “Mais civilizada e ambientalmente sustentável, a produção de energia eólica, oportuniza a redução da dependência de matrizes energéticas baseadas no petróleo e no carvão”, aponta o parlamentar.

De acordo com o autor da proposição, o Ceará tem geografia favorável à exploração do potencial eólico, tendo, por isso, várias usinas já instaladas e outros empreendimentos dessa natureza em fase de instalação. “É importante salientar que as usinas eólicas não impedem práticas locais como a agropecuária e ainda a preservação do meio ambiente como habitat das mais diversas espécies animais ou vegetais”, assinala ele.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001