15 de julho de 2022 às 18h23m
Obra do Museu do Ciclo do Couro próxima dos 90%; governadora Izolda Cela vistoriou o local

A governadora do Ceará, Izolda Cela, vistoriou, na tarde desta sexta-feira (15), no município de Nova Olinda, as obras de urbanização e paisagismo da galeria próxima ao Museu do Ciclo do Couro, equipamento que também compartilha espaço com o ateliê do artesão Espedito Veloso de Carvalho (82),

A governadora do Ceará, Izolda Cela, vistoriou, na tarde desta sexta-feira (15), no município de Nova Olinda, as obras de urbanização e paisagismo da galeria próxima ao Museu do Ciclo do Couro, equipamento que também compartilha espaço com o ateliê do artesão Espedito Veloso de Carvalho (82), o Mestre Espedito Seleiro, grande difusor do artesanato cearense voltado à produção de peças em couro.

As intervenções ocorrem em uma área de quase 570 metros quadrados e estão com aproximadamente 87% de execução, sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, esteve presente durante a visita.

 

"Vir ao Cariri é muito especial, uma terra que é patrimônio cultural do Ceará, e aqui em Nova Olinda nós fizemos a vistoria e o acompanhamento das obras em andamento, na Vila do Mestre Espedito Seleiro, para que nós possamos ajustar os calendários das entregas, por isso é preciso a gente estar sempre perto, acompanhando. Além disso, fomos recebidos na Casa Grande, uma instituição tão importante com seus projetos socioeducativos para a comunidade", apontou Izolda Cela.

As estruturas estão sendo implantadas de forma a realçar as características arquitetônicas e culturais do local, em harmonia com o museu, o ateliê do Mestre Espedito e outros estabelecimentos adjacentes, no intuito de garantir conforto e segurança aos visitantes. Presente, o Mestre Espedito Seleiro agradeceu não só a visita, mas as obras que dão mais conforto aos transeuntes, moradores e turistas que visitam o seu espaço.

 

A obra inclui a instalação de diversos elementos ornamentados, como cobertas de concreto e revestimento de madeira, jardineiras, bancos, painéis que permitem a dissipação de calor, iluminação com rebatedores que proporcionam efeito luminotécnico e cenográfico, além de pavimentação em piso intertravado. A previsão é que a urbanização seja concluída ainda no segundo semestre de 2022.

 

Mestre Espedito Seleiro

Em março, Mestre Espedito foi homenageado com a Medalha Abolição 2020-2022 pelo Governo do Ceará, em virtude de seus saberes populares na arte do couro, disseminados há mais de 70 anos. Da confecção de selas e trajes para vaqueiros sertanejos até a apresentação de sua arte em eventos de moda, exposições, novelas, filmes, livros, reportagens e pesquisas, suas criações já alcançaram destaque internacional. 

Nascido em Arneiroz, Espedito Seleiro representa não apenas a cultura e a criatividade cearense, mas também é figura importante do Nordeste brasileiro. A Secretaria da Cultura (Secult) reconhece o artesão como um dos Tesouros Vivos da Cultura, com o título de Mestre da Cultura do Ceará.

 

 


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001